Vamos

Do Rio Alva à Serra da Estrela: Mergulhe nas paisagens deslumbrantes da zona Centro

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 09-12-2025

Viajar pelo interior centro de Portugal é mergulhar em paisagens de rios, serras e aldeias de xisto, onde a natureza e a tradição se encontram.

Em Vila Cova do Alva, a beleza histórica é evidente nos solares do século XVII e nas igrejas do século XVIII. Nos dias quentes, a praia fluvial do Rio Alva oferece um refresco rodeado por vegetação luxuriante, tornando a visita ainda mais memorável.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais a norte, a Aldeia das Dez, situada a cerca de 500 metros de altitude na Serra do Colcurinho, proporciona vistas deslumbrantes das serras circundantes, refere o Visit Portugal.

PUBLICIDADE

O Miradouro Penedo da Saudade permite contemplar o encontro dos rios Alvôco e Alva na Ponte das Três Entradas, acompanhado de um painel em azulejo que identifica os principais pontos históricos.

A caminho da Serra da Estrela, na Serra do Açor, Sobral de São Miguel preserva o charme da Rota do Sal, antiga via usada pelos mercadores.

Entre ruas tradicionais, fontanários, moinhos, lagares e fornos comunitários ainda em uso, os visitantes podem provar produtos locais, como mel, enchidos e tigeladas, levando consigo o sabor desta região histórica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE