Primeira Página

Do calor ao frio em 48 horas! Temperaturas caem mais de 15ºC

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 19-09-2025

O fim de semana de 20 e 21 de setembro ficará marcado por uma mudança acentuada no estado do tempo.

Depois de uma sexta-feira de calor intenso, com máximas a variar entre os 35ºC e os 40ºC em várias regiões do país, as temperaturas vão cair de forma significativa, descendo em alguns locais mais de 15 graus em apenas 48 horas.

Segundo as previsões, no sábado a instabilidade deverá sentir-se sobretudo a norte do rio Tejo, com possibilidade de chuva fraca em distritos como Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Aveiro ou Viseu. A precipitação, no entanto, não deverá ser significativa. O vento soprará moderado a forte de norte, intensificando a sensação de arrefecimento, revela a previsão da Luso Meteo.

PUBLICIDADE

No domingo, o cenário será ainda mais marcado pela descida das temperaturas. As máximas dificilmente ultrapassarão os 20ºC no norte do país, nomeadamente no Porto, Braga e Vila Real, e situar-se-ão entre os 23 e os 25ºC no centro, em cidades como Lisboa, Santarém ou Castelo Branco. No sul, regiões como Évora, Beja e Faro deverão manter valores acima dos 25. Apesar do ar mais frio, o céu deverá apresentar-se pouco nublado na maioria das regiões, com sol predominante.

As condições de vento irão agravar a sensação de frescura, com rajadas que poderão atingir os 60 km/h nas terras altas. O mar deverá registar ondas até dois metros na costa ocidental, com a temperatura da água a rondar os 17 a 19ºC. Na costa sul do Algarve, o estado do mar será mais calmo, com ondas inferiores a um metro e água entre 20e 21ºC.

Apesar da descida acentuada da temperatura, não se prevê precipitação significativa na maioria das regiões do território continental. O risco de incêndio continuará elevado a máximo em vários pontos do país, pelo que as autoridades apelam à manutenção da vigilância.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE