Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Daniel Neves da Costa distinguido com o Prémio Maria Cândida da Cunha

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 06-12-2017

 Daniel Neves da Costa, investigador júnior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o Prémio Maria Cândida da Cunha, do Instituto Nacional para a Reabilitação, pela sua tese de Doutoramento «O Touro que nos Puseram na Arena. Ou: O Desdobrar das Fronteiras nos Interstícios da Palavra – Gaguez, Ciência e Comunidades de Responsabilidades».

PUBLICIDADE

Daniel Neves da Costa_2017_

O trabalho agora reconhecido visa refletir sobre o papel da ciência e seus conhecimentos não apenas na relação com as instituições políticas de tomada de decisão, mas na composição do mundo comum, da sociedade e suas instituições, no quotidiano dos cidadãos, na construção identitária de indivíduos e coletivos sociais ou na construção de narrativas políticas de interpelação social, seja no combate das desigualdades, na desconstrução de estigmas sociais ou na definição de ativismos terapêuticos associados a condições de saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa parceria levada a cabo com a Associação Portuguesa de Gagos esta investigação faz uma problematização das condições que permitam desenvolver colaborações entre cidadãos, comunidades e organizações da sociedade civil e cientistas, centros de investigação e universidades, numa lógica democrática de coprodução de conhecimento que fomente o empoderamento de indivíduos, comunidades e organizações da sociedade civil através de um envolvimento participado com a tecnociência e inspirado no conceito de «Investigação e Inovação Responsáveis».

Daniel Neves da Costa é investigador júnior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra no Núcleo de Estudos sobre Economia, Ciência e Sociedade (NECES).

PUBLICIDADE

É Licenciado e Mestre em Sociologia e Doutorado em “Governação, Conhecimento e Inovação”. Os seus interesses de investigação articulam os estudos sociais de ciência e tecnologia, a sociologia e filosofia política com os estudos sobre a deficiência. O seu trabalho visa analisar as relações ciência e sociedade nas dinâmicas de interação entre conhecimentos científicos e leigos e o seu potencial para promover a capacitação de indivíduos, grupos e organizações da sociedade civil.
Este prémio é atribuído anualmente e visa distinguir projeto científicos de excelência das ciências sociais e humanas nas áreas da incapacidade, deficiência e reabilitação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com