Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Autárquicas

Discurso de Manuel Machado na abertura da sua sede de candidatura

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 29-06-2013

Notícias de Coimbra publica discurso de Manuel Machado na Inauguração da Sede do PS para as Autárquicas 2013, situada na Ferreira Borges, por cima da Pastelaria Briosa. Em texto e vídeo.

PUBLICIDADE

Caros amigos e camaradas, minhas senhoras, meus senhores

A inauguração desta sede tem, para nós, para esta candidatura, um valor fortemente simbólico. 

PUBLICIDADE

publicidade

A questão não é só o nosso principal desígnio para Coimbra, a nossa principal prioridade quando ganharmos a Câmara e contribuirmos para resgatar a cidade a uma década em que perdeu empresas, a uma década em que perdeu empregos, a uma década em que perdeu população. A nossa principal prioridade, como todos sabem neste concelho, é voltar a tornar Coimbra uma cidade de crescimento. 

É tornar Coimbra uma cidade que atraia investimento, uma cidade onde nasçam empresas, uma cidade onde se produzam produtos e se prestem serviços competitivos à escala global. Vamos transformar Coimbra numa cidade de empresas e de empregos!

PUBLICIDADE

Vamos superar estes 12 anos de decadência económica e social, estes 12 anos em que os mesmos agentes políticos que agora governam o país desaproveitaram todo o seu potencial. Os mesmos agentes políticos que agora governam o país empobreceram a cidade e o concelho de Coimbra, obrigaram os seus filhos e os seus estudantes a emigrarem daqui para fora, reduziram a procura de bens e serviços públicos e privados, criaram as condições para a taxa de desemprego que agora atormenta o concelho.

Tudo isto foi feito pelo PSD e pelo CDS gastando muito, e mal. Tudo isto foi feito criando uma dívida insustentável para o município. Tudo isto foi feito castigando as pessoas com preços de bens e serviços municipais altíssimos, como a água, subindo até à insensatez mais dolosa os impostos e as taxas municipais. 

É este o ponto em que nos deixam Coimbra: com menos empresas e menos pessoas; com uma dívida altíssima; com uma parcela elevadíssima da população sem emprego; e com a restante população – fruto desses preços, taxas e impostos – com muito menos rendimento disponível do que devia ter.

É isso que nós vamos inverter! Vamos fazer regressar a esta cidade a criação de emprego, a constituição de empresas, para concretizar – efetivamente – o potencial da Universidade na vida sócio-económica da nossa cidade, do nosso concelho e da região. Com o nosso regresso à Câmara, Coimbra voltará a ser uma cidade que atrai pessoas, uma cidade onde voltará a apetecer viver e – ponto estrutural em todo este processo– Coimbra voltará a ser uma cidade onde se poderá ganhar a vida. 

É nesse processo que estamos a lançar de restituir à cidade mais emprego e mais rendimento disponível que se inscreve o valor simbólico da inauguração desta sede. E inscreve-se por duas razões:

A primeira é a sua localização no centro histórico e numa das ruas e praças mais representativas da história desta urbe, da sua vivência e do seu caráter. Simbolicamente, é muito significativo situar esta sede no centro histórico de Coimbra, uma vez que é de uma importância decisiva para o futuro deste concelho tratar das enfermidades do coração da cidade: é fundamental empreender com eficácia, determinação e coragem a reabilitação urbana, social e humana desta parcela urbana que deixaram desertificar e que definhará se não agirmos a tempo.

Trata-se de uma tarefa que vai exigir o melhor do nosso trabalho e da nossa competência. É que não se trata apenas de reabilitar edifícios – o que só por si já será uma tarefa imensa. Trata-te igualmente de recuperar o seu tecido social, de revivificar a sua dimensão humana – e, também, de combater a sua desertificação habitacional e comercial. 

O estado de desleixo e abandono não nos pode deixar indiferentes. Os transportes públicos municipais têm que ser bem geridos para servir as pessoas. A limpeza e o asseio do espaço público têm que ser evidentes. É urgente dotar a cidade das novas avenidas da comunicação WEB. Aqui, na Portagem, apenas existe rede de fio de cobre, apesar de termos as galerias técnicas que nós instalámos aquando das obras de pedonalização da Baixa. Porque razão, senão desinteresse, não existem no centro de Coimbra redes de fibra óptica para assegurar acessibilidade e servir as pessoas, os estudantes, o comércio, os visitantes?

O segundo valor simbólico da localização desta sede tem a ver, como decerto já adivinharam, com a classificação da zona histórica de Coimbra, da Universidade à Rua da Sofia,  como Património Mundial da Humanidade.

Essa classificação fez-nos sentir a todos – repito: a todos! – imensamente felizes. E o júbilo desta candidatura é, em particular, um júbilo responsável: nós sabemos bem o trabalho que nos espera, nós sabemos bem o muito que há para fazer na recuperação e qualificação do centro histórico da cidade. Durante anos andaram-se a gastar milhões e milhões em obras e processos mal geridos e esqueceu-se de cuidar do coração de Coimbra: agora é necessário recuperar o tempo perdido!

É o que iremos fazer quando ganharmos estas eleições. E iremos fazê-lo com o rigor, com a honestidade, com espírito inovador e com a competência que tem faltado à gestão autárquica de Coimbra, que se tem comportado servilmente perante o governo PSD/CDS e tanto mal têm causado aos conimbricenses e aos portugueses. É preciso fazer renascer a auto-estima libertadora do potencial de energia e capacidades empreendedoras das pessoas, das empresas, das associações e das instituições que agora vivem angustiadas com medo do futuro. 

Dizia há pouco que esta rua e esta praça onde nos encontramos, onde instalámos a nossa sede de candidatura, representam como poucas o espírito desta cidade.

É por fidelidade a esse espírito, é por homenagem ao espírito progressista e universalista de Coimbra, que queremos que esta sede de candidatura seja também um espaço de encontro e de debate de todos os cidadãos de Coimbra, mesmo os que discordam de nós. Queremos que esta sede seja um espaço livre e plural, aberto a todos, uma “ágora” onde todas as propostas políticas tenham ocasião e espaço para serem apresentadas e discutidas.

Todos, não apenas os do Partido Socialista, são chamados a participar connosco nesta jornada que é construir um programa político para “Valorizar Coimbra”. Todos os que vivem Coimbra, que respiram o mesmo ar que nós respiramos e anseiam pelo desenvolvimento desta cidade “das 31 Freguesias”, serão aqui bem acolhidos: a sua opinião interessa-nos – e interessa-nos muito!

Queremos fazer mais e melhor para que as pessoas aqui possam viver e possam ganhar a vida com dignidade! É esse o nosso compromisso: trabalhar abnegadamente, com espírito de serviço público, pelo bem comum.

Viva o PS!!!

Viva Coimbra!!!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com