Primeira Página

Diretora da Urgência Pediátrica da ULS de Coimbra recebe prémio internacional

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 26-05-2024

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Fernanda Rodrigues, Diretora do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Pediátrico  de Coimbra, da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS de Coimbra), recebeu, ontem,  em Copenhaga, o prestigioso Bill Marshall Award atribuído pela European Society For  Paediatric Infectious Diseases (ESPID), uma das maiores sociedades científicas  pediátricas.

PUBLICIDADE

Este galardão internacional, o mais prestigiado dos atribuídos pela ESPID,  reconhece profissionais seniores com trabalho muito relevante no campo das doenças  infeciosas pediátricas e nas atividades apoiadas pela ESPID. 

Este prémio – que tem o nome do Dr. William Courtney Marshall (1929-1983), um  membro fundador da ESPID que morreu trágica e prematuramente, pouco depois da  fundação da ESPID – é atribuído anualmente a um dos membros da Sociedade. Os  critérios de seleção dos candidatos incluem o historial de resultados de grande  relevância para a prática clínica, no ensino ou na investigação em doenças infeciosas  pediátricas, bem como a contribuição pessoal para as atividades da ESPID. 

“Receber este reconhecimento por parte dos meus pares é uma enorme honra e deixou me obviamente muito feliz. Mas nada disto teria acontecido sem a colaboração e apoio  de muitos colegas em Coimbra, noutros centros em Portugal, na Europa e no resto do  mundo. A medicina é verdadeiramente um trabalho de equipa – por isso, estou muito  grata a todos e à ESPID pela atribuição deste prémio”, destacou Fernanda Rodrigues. 

“O Hospital Pediátrico da ULS de Coimbra e, particularmente, a Dr.ª Fernanda Rodrigues,  tem desde há vários anos dado um forte contributo, a nível nacional e internacional,  para o desenvolvimento das atividades clínica, de investigação e ensino na área das  doenças infeciosas pediátricas”, frisa Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de  Administração da ULS de Coimbra, acrescentado que “este prémio internacional, que  reconhece o impactante trabalho da Drª Fernanda Rodrigues, é fruto de um caminho  pautado pelo trabalho, dedicação e excelência e, portanto, é um orgulho para a nossa  ULS e, em particular, para o Hospital Pediátrico de Coimbra”.

Fernanda Rodrigues é Assistente Hospitalar Graduada Sénior de Pediatria, Diretora do  Serviço de Urgência Pediátrica e Área Diferenciada de Infeciologia Pediátrica do Hospital  Pediátrico e Assessora da Direção do Internato Médico da ULS de Coimbra da Unidade  Local de Saúde de Coimbra. É Professora Auxiliar Convidada com Agregação do 5º e 6ºA  do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de  Coimbra. F

oi Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SPP), Presidente da  Sociedade de Infeciologia Pediátrica (SIP) e Secretária da ESPID. É Presidente da  Comissão Nacional de Verificação da Eliminação do Sarampo e da Rubéola, e da  Comissão Nacional de Certificação da Erradicação da Poliomielite, Membro do Painel de  Especialistas que colabora com a Comissão Técnica de Vacinação da DGS. As suas áreas  de maior interesse e de investigação são a epidemiologia de doenças infeciosas  pediátricas e vacinas.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE