Coimbra

Diretor do Agrupamento de Escolas de Coimbra Oeste homenageado por colegas, amigos e família pelos 50 anos de carreira

Notícias de Coimbra | 7 meses atrás em 01-10-2023

Este domingo, 1 de outubro, o professor José Torres Santos Pereira completa 50 anos de carreira. Natural de Taveiro, iniciou a sua carreira, em 1973, na Escola Preparatória de Vila Nova de Poiares, tendo de seguida lecionado na Escola Industrial e Comercial de Viseu, Escolas Secundárias de Cantanhede, Montemor-o-Velho, Trancoso, nº1 da Figueira da Foz, e Infanta D. Maria, até ao seu estabelecimento na Escola Secundária de D. Duarte no ano letivo 1985/1986.

PUBLICIDADE

De entre vários cargos, destacam-se Delegado da Profissionalização em Serviço, Diretor de Instalações, Vogal do Conselho Administrativo, Responsável ENES, Coordenador do Agrupamento Exames Coimbra Litoral e Adjunto de Diretora.

Atualmente é Diretor do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, cargo que ocupa para o quadriénio 2021/2025. Sempre acreditou que a escola é o melhor local para se estar e a melhor forma de combater o abandono escolar e melhorar as capacidades de todos os alunos.

PUBLICIDADE

Encarou a sua profissão como uma forma de minimizar a fragilidade dos outros, principalmente os alunos e as suas famílias. Foi capaz de fazer a ponte entre as famílias dos alunos e a escola, onde ao longo dos anos, e, o seu papel foi preponderante para muitos.

A sua relação com os alunos, o seu papel interventivo, com o intuito de poder ajudar o aluno a alcançar o sucesso, são virtudes que lhe são amplamente reconhecidas.

PUBLICIDADE

Durante estes 50 anos investiu na sua formação para adquirir novos conhecimentos, de forma a melhorar as suas metodologias de ensino e capacitar o conhecimento e o sucesso dos mais jovens, adequando as suas potencialidades às necessidades do mercado de trabalho.

Sempre conseguiu estabelecer uma relação de respeito e confiança com os seus alunos, incentivando-os, e fazendo-os sentir a necessidade de querer aprender.

É uma pessoa que nunca quis ou procurou protagonismo, procurando sempre consensos.

Por isso, um grupo de ex-alunos, amigos, família, colegas e funcionários querem assim parabenizar e enaltecer todo o trabalho e dedicação à educação durante estes 50 anos. 

“Acreditou sempre que os cursos técnico/profissionais, como uma forma de combate ao abandono escolar e aos baixos níveis de literacia. Enquanto docente e ao serviço da educação, investiu no conhecimento na procura incessante de possuir as ferramentas necessárias para o sucesso dos mais jovens e adequar as suas potencialidades às necessidades do mercado de trabalho”, palavras de uma aluna e colega de serviço, Isa Girão.

“Consegue estabelecer uma relação com os alunos, levando a que estes comecem a sentir a necessidade de querer aprender. A sua relação com os alunos não é de todo vertical, é baseada na confiança no respeito, proteção e no fazer acreditar”, refere.

“Enquanto meu professor conseguiu-me transmitir confiança, mostrou-me que a escola é o ponto de partida para a realização dos nossos sonhos. Estou lhe eternamente grata, uma vez que teve um papel decisivo, no meu sucesso académico”, conclui. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE