Coimbra

Diplomados da ESTeSC-IPC oferecem viseiras ao serviço de Radioterapia dos CHUC

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-04-2020

 

PUBLICIDADE

Um grupo de recém-diplomados em Imagem Médica e Radioterapia da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC) ofereceu viseiras de proteção aos Serviço de Radioterapia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

PUBLICIDADE

O material, entregue ontem, vai permitir o reforço das condições de segurança destes profissionais no tratamento de doentes oncológicos eventualmente infetados com Covid-19.

Fabricadas num material que pode ser desinfetado e reutilizado, as viseiras permitem uma proteção mais alargada e permanente dos profissionais de saúde do que as máscaras descartáveis (que não garantem proteção ocular).

PUBLICIDADE

publicidade

Um reforço de segurança que os ex-alunos quiseram oferecer aos colegas de profissão. “Tínhamos algum dinheiro que sobrou da preparação do cortejo da Queima das Fitas. Há meses que pensávamos o que fazer com ele, até que, agora, surgiu esta ideia”, explica Mélanie Antunes, porta-voz dos ex-estudantes (finalistas em 2018/19). “É uma forma de ajudar a manter um serviço importante, como este, em funcionamento”, acrescenta.

Além dos 16 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica que trabalham no serviço de Radioterapia dos CHUC, também médicos, enfermeiros e assistentes operacionais receberam material de proteção, num total de 30 viseiras entregues.

“Os recém-licenciados em Imagem Médica e Radioterapia fazem parte do grupo de profissionais das Tecnologias da Saúde que se encontram na linha da frente contra o COVID-19. A sua vontade em ajudar a melhor proteger profissionais e doentes oncológicos poderá evitar contágios, que colocariam em causa a realização de tratamentos de Radioterapia”, salienta Joana Santos, docente de Imagem Médica e Radioterapia da ESTeSC-IPC, que intermediou o contacto entre os recém-diplomados e os profissionais do CHUC.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE