Coimbra

Diogo Teixeira Dias assume funções de coordenação do Museu PO.RO.S

Notícias de Coimbra | 4 dias atrás em 12-01-2026

O arqueólogo Diogo Teixeira Dias assume, a partir de hoje, segunda-feira, dia 12, as funções de coordenação do PO.RO.S – Museu Portugal Romano em Sicó, em Condeixa-a-Nova.

Diogo Teixeira Dias é doutorando em Património Cultural e Museologia, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Arqueologia e concluiu mestrado em História.

Na Universidade de Alicante (Espanha), obteve o grau de Mestre em Património Virtual e o título de Especialista em Ilustração Histórica e Arqueológica, tendo ainda realizado formação pós-graduada em Arqueologia Subaquática e em Gestão e Administração Pública. No novo responsável pela coordenação do Museu PO.RO.S, o Município de Condeixa-a-Nova encontra um técnico superior com experiência consolidada em gestão de equipamentos museológicos e projetos de valorização do património.

PUBLICIDADE

O arqueólogo foi coordenador do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (Coimbra), onde concebeu a primeira exposição virtual, em rede, de museus da Região Centro. Foi oficial do Exército, tendo exercido as funções de Subdiretor do Museu Militar dos Açores e na Direção de História e Cultura Militar (Lisboa) chefiou as Secções de Heráldica e História Militar.

Natural de Coimbra, Diogo Teixeira Dias tem 35 anos e chega a Condeixa-a-Nova após ter exercido funções de técnico superior no Município de Vila Franca do Campo, na Região Autónoma dos Açores. Nesse contexto, desenvolveu também projetos de investigação arqueológica, programação museológica, exposições e ações de mediação cultural e educativa, com forte componente digital, em estreita articulação com a comunidade local e entidades parceiras. Destaca-se a coleção virtual do Museu Municipal de Vila Franca do Campo, que conta com mais de 50 peças em 3D, disponibilizadas ao público desde 2020.

Para a Presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, Liliana Pimentel, a escolha de Diogo Teixeira Dias resulta da robustez do seu percurso nas três áreas fundamentais para o projeto do PO.RO.S: Arqueologia, Museologia e Mediação Digital do Património Cultural.

A autarca sublinha que a combinação entre experiência de terreno, capacidade de gestão e domínio de ferramentas digitais permitirá não só reforçar, mas também inovar na dimensão científica e educativa do museu.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE