Diogo Piçarra, José Milhazes, Sérgio Godinho e Pedro Lamares com Filipa Leal são alguns dos nomes que se destacam da programação dos primeiros dias da Feira do Livro de Coimbra que arranca hoje, em novo formato, na Praça do Comércio. Esperam-se quatro dezenas de expositores para promover o livro e a leitura.
A programação, eclética, que anima o evento das 11h00 às 22h00, integra também a sessão solene comemorativa do Dia da Cidade, a 4 de julho, e propõe ainda iniciativas diárias dirigidas ao público infantojuvenil e famílias. Ao final do dia, os visitantes contam com uma das novidades do certame: massagens de relaxamento acompanhadas por leituras poéticas.
PUBLICIDADE
A Praça do Comércio transforma-se, nos próximos dias, num ponto de encontro que concentra várias iniciativas de índole cultural, à volta do principal foco de atração, a Feira do Livro de Coimbra, que traz ao espaço quatro dezenas de expositores, representantes de editoras, livrarias, alfarrabistas e projetos editoriais, alguns dos quais sediados em Coimbra. 40 stands, uma zona lounge e um auditório polivalente dão corpo ao renovado formato da Feira do Livro, que vai na sua 43.ª edição.
Com o objetivo de envolver o tecido associativo e algumas estruturas e agentes culturais sediados em Coimbra, a Coimbra Coolectiva dinamizará, no dia 1 de julho, às 18h00, o jogo “verdade ou consequência” (ler para crer).
Diogo Piçarra, nome sonante do panorama musical nacional, estará na Feira do Livro no dia da abertura, 1 de julho, às 19h00, para partilhar com os presentes “Livros e músicas da minha vida”, um encontro que será moderado por Sofia Correia.
Numa perspetiva de dar a conhecer ao público, em proximidade com os autores das obras, estará presente no evento José Milhazes, destacado comentador televisivo da atualidade internacional, para apresentar o livro “A Europa Hoje”, no dia 2 de julho, às 18h00, num diálogo informal com moderação de Bruno Paixão.
A iniciativa privilegia autores e publicações ligados a Coimbra. José Carlos Seabra Pereira apresenta, no dia 3, às 17h00, “As Literaturas em Língua Portuguesa”.
No Dia da Cidade, a sessão solene comemorativa tem início às 15h00, no auditório polivalente, seguida de um concerto por Sérgio Godinho com Filipe Raposo, às 17h30. Neste dia festivo a programação encerra com a prestigiada dupla Filipa Leal e Pedro Lamares, que protagoniza, às 19h00, um “Manifesto pelos leitores e poesia”.
Privilegiando as ações dirigidas ao público infantojuvenil e famílias a programação da Feira do Livro está recheada de iniciativas que decorrem no recinto diariamente, sempre às 11h00, à exceção do concerto por Mc Ruze, que acontece a 3 de julho, às 18h00. Assim, de 1 a 4 de julho espera-se, no primeiro dia (1 de julho) uma leitura e animação do conto inédito “Bielzinho, Pedrito e o Lobo”, de Maria Luísa Neto Parra, sob orientação do coletivo artístico As Idiootas/Saco da Baixa. No sábado (2 de julho), Adélia Carvalho aborda a sua mais recente obra – “A menina que queria desenhar o mundo”. Carolina Allegro apresenta, no domingo (3 de julho) a obra “Mamã, podemos ter um humano de estimação?”. O escritor infantojuvenil José Fanha tem encontro marcado com os mais novos no dia 4 de julho, para explorar a sua obra “Histórias na ponta de um sorriso”.
Novidade desta edição são as “Leituras Zen”, sessões de massagens de relaxamento acompanhadas por leitura de poemas (pela Bonifrates e coletivo declAMAR Poesia). Os interessados em aderir poderão fazê-lo diariamente, das 20h30 às 22h00, mediante inscrição no local.
A Feira do Livro é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Coimbra em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra, a Associação Há Baixa e a Associação Portuguesa de Escritores, com o o apoio do Forum Coimbra, da Fundação INATEL e da Associação Académica de Coimbra.
PUBLICIDADE