Região

Diogo Peixeiro: O menino que “nunca iria ler, nem escrever” é caloiro da Universidade de Coimbra

Notícias de Coimbra | 8 meses atrás em 28-08-2023

A Universidade de Coimbra começou, esta segunda-feira, 28 de agosto, a receber os 3282 novos alunos, que entraram na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior. Diogo Filipe Peixeiro é um desses caloiros que durante a manhã marcou presença no Student Hub para se matricular na Faculdade de Direito.

PUBLICIDADE

A notícia enche de orgulho a família que reside numa aldeia no concelho de Condeixa-a-Nova.

“É um sonho, um orgulho”, sublinha, emocionada, a mãe do estudante, referindo que quando o “Diogo tinha quatro anos, foi lhe dito que nunca iria ler, nem escrever”, mas o futuro viria a demonstrar o contrário, distinguido por duas vezes, no 6.º e 7.º anos, como aluno de quadro de mérito, na Escola Básica N.º2 de Condeixa-a-Nova.

PUBLICIDADE

Susana Marques relata o trabalho que a família fez neste percurso árduo, onde o segredo foi nunca desistir. ” O Diogo tem que estudar três vezes mais para conseguir os mesmos objetivos que os colegas e nunca se revoltou, trabalhou sempre”.

Diogo Filipe Peixeiro tem 21 anos e nunca irá esquecer o dia em que recebeu o e-mail com a notificação em que tinha sido colocado na Faculdade de Direito na Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

O caloiro, residente na aldeia de Ameixeira, promete “trabalho, para conseguir ser um bom advogado”.

A mãe, que trabalha na Santa Casa da Misericórdia de Condeixa, recorda que o filho “nasceu prematuro, com 29 semanas, tinha 1,260 quilos, com paralisia cerebral”, e por isso foi com alegria, mas também com muitas lágrimas que esta família recebeu a notícia que o Diogo é agora estudante de Direito da Universidade de Coimbra.

“Mais uma batalha que foi superada”, frisa Susana Marques sem conseguir conter as lágrimas, enquanto fala do percurso do filho.

Na Faculdade de Direito foram colocados 338 alunos.

Coimbra recebe 5515 caloiros na primeira fase do concurso de acesso ao Ensino Superior, divididos pela Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra e Escola Superior  de Enfermagem de Coimbra.

Veja o vídeo:

 

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE