Política

Diogo Cardoso lidera lista da CDU à Câmara de Vila Nova de Poiares

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-07-2021

O professor Diogo Cardoso é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, nas eleições autárquicas, divulgou hoje a coligação formada pelo Partido Comunista e Partido Ecologista “Os Verdes”.

PUBLICIDADE

A declaração de candidatura da CDU a Vila Nova de Poiares, intitulada “Com a juventude confiança no futuro”, refere que a gestão autárquica do município “esteve, após o 25 de Abril e durante décadas, entregue ao PPD/PSD, a que se seguiram oito anos do Partido Socialista”, assinalando que, “passados estes anos, existem vários problemas que afetam a população”.

“No nosso concelho verifica-se que a autarquia se afasta continuamente das responsabilidades da gestão da água, do saneamento e da recolha de lixo, entregues à APIN [Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior]”, adianta o documento, com a CDU a salientar que “defende a água como um bem público, que deve ser de gestão pública garantida pela autarquia”, manifestando-se “contra qualquer caminho para a privatização da água”.

PUBLICIDADE

Por outro lado, nota que “dois terços do território não têm saneamento básico”, defendendo “o alargamento do saneamento básico a todo o concelho, de modo a dar condições de salubridade à população”.

Observando, ainda, que “em Vila Nova de Poiares há vários exemplos de estradas e arruamentos que não são alcatroados, o que dificulta a mobilidade dos trabalhadores e da população”, a declaração de candidatura destaca, também, que os transportes entre freguesias “são inexistentes e os interconcelhios são insuficientes”.

PUBLICIDADE

publicidade

O documento garante que “os candidatos da CDU asseguram que os verdadeiros problemas das populações são colocados à discussão”, sustentando que estes comprometem-se “a não se favorecerem pessoalmente no exercício das suas funções autárquicas”.

Quanto à juventude, “a CDU acredita que os jovens têm um papel importante a cumprir no município”.

“É com os jovens que o concelho de Vila Nova de Poiares deve ser mais dinâmico”, acrescenta a declaração de candidatura, preconizando a promoção do “emprego jovem com direitos” e “dar à juventude a oportunidade de se fixar no concelho”.

No âmbito do trabalho, a CDU quer incentivar “as empresas do concelho a contratar trabalhadores com direitos, para que estes possam ter uma vida digna” no concelho, afirmando que a Coligação Democrática Unitária é a força partidária que “defende os serviços públicos” e “melhor garantia de acesso com equidade” dá às funções sociais do Estado.

À Assembleia Municipal de Vila Nova de Poiares, a CDU candidata o estudante universitário Pedro Henriques.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2017, o PS assegurou quatro mandatos, enquanto o PSD um.

Os socialistas recandidatam o atual presidente da câmara, João Miguel Henriques, enquanto Maria Albertina Ferreira é a cabeça de lista do PSD.

As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE