Desporto

Diogo Cancela condecorado pelo Presidente da República

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 20-01-2026

Imagem: Louzan Natação| Diogo Cancela

O nadador paralímpico Diogo Cancela foi recebido na Presidência da República, onde foi condecorado pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.

A distinção foi assinalada pela Louzan Natação, clube onde o atleta treina, na Lousã, que destacou a importância deste reconhecimento: “O nadador paralímpico Diogo Cancela foi recebido na Presidência da República por Sua Excelência o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, onde foi distinguido com o grau de Comendador da Ordem do Mérito”.

Na mesma nota, o clube sublinha o impacto do percurso do atleta, referindo que a condecoração reconhece “o seu percurso de excelência na natação paralímpica, o contributo para o prestígio de Portugal no plano nacional e internacional e os valores de superação, dedicação e compromisso que tem representado ao longo da sua carreira”.

PUBLICIDADE

Diogo Cancela reagiu à distinção em declarações ao Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da UC (DEEC), confessando o significado pessoal do momento: “Significa que todo o meu esforço valeu a pena. Sinto que não conquistei apenas a medalha de bronze em Paris, mas também um lugarzinho na história de Portugal”.

Diogo Cancela representou Portugal nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, onde conquistou a medalha de bronze nos 200 metros medley individual, classe SM8, reforçando o seu nome entre as principais referências da natação paralímpica nacional.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE