A Diocese de Coimbra, em conjunto com todas as dioceses do país, está a preparar-se para a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Várias equipas já estão envolvidas e muitas são as iniciativas já a decorrer. Uma das principais ações é a “Rota dos Patronos”.
A Diocese de Coimbra escolheu quatro figuras que a representam a nível nacional: Rainha Santa Isabel, São Teotónio, Santo António e Santo Agostinho, cada um deles está diretamente relacionado com a cidade.
“Nestas quatro vidas queremos representar homens e mulheres, leigos e consagrados, contemplativos e missionários, santos e pecadores… que esperamos que sejam um estímulo para os jovens que se preparam para o grande encontro com o Papa em 2023”, refere uma nota enviada ao NDC.
PUBLICIDADE
Esta peregrinação da Rota dos Patronos, poderá ser feita em grupo ou individualmente, de decorre de 03 de abril de 2022 a 31 de maio de 2023e dá a conhecer alguns locais emblemáticos da cidade de Coimbra, nomeadamente: Mosteiro de Sta Clara-a-Nova (Rainha Santa Isabel), Mosteiro de Sta. Cruz (São Teotónio), Igreja de Santo António dos Olivais (Santo António) e Seminário Maior de Coimbra (Santo Agostinho), a que se junta ainda a Sé Velha de Coimbra.
“Esta proposta tem um objetivo cultural e espiritual, que procura trazer a estes locais jovens de toda a Diocese e desta forma dar a conhecer a história dos seus patronos”, frisa o documento.
A “Rota dos Patronos” terá início no dia 3 de abril com uma celebração às 15:00 na Igreja da Rainha Santa, presidida pelo Bispo D. Virgílio Antunes.
PUBLICIDADE