Coimbra

Dinheiro do Audi de Machado ajuda a comprar autocarros usados ao Barreiro (com vídeo)

Cátia Vicente | 2 anos atrás em 16-05-2022

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) vão receber oito autocarros usados, comprados aos Transportes Coletivos do Barreiro por cerca de 140 mil euros. Os veículos ainda não estão pagos mas o negócio vai ser feito com a ajuda dos 41.800 euros angariados com a venda em hasta pública do Audi A8 comprado pelo anterior presidente do executivo Manuel Machado.

PUBLICIDADE

O assunto, que foi tema de discussão na reunião de Câmara que decorreu esta segunda-feira no Centro Social e Paroquial da Pedrulha, foi trazido a lume pela vereadora do Partido Socialista Regina Bento ao questionar diretamente Ana Bastos. A vereadora que tem o pelouro dos Transportes e Mobilidade, cargo que acumula com o de presidente do Conselho de Administração dos SMTUC, confirmou a compra que classificou como “um excelente negócio”.

“A frota atual não dá resposta às necessidades e serviços criados pelo anterior executivo”, afirmou a autarca, dando conta que estão “15 motores rebentados” e uma média de 43 autocarros parados devido a avarias. Além disso, sublinhou, os “SMTUC têm falta de liquidez”.

PUBLICIDADE

Ana Bastos admitiu que “se tivesse dinheiro não hesitaria em comprar autocarros novos”, mas assegurou que a compra destes veículos é uma boa opção, informando que os Transportes do Barreiro trocaram toda a frota por autocarros movidos a gás natural, deixando os que agora vêm para Coimbra “em excelente estado de conservação, com todas as revisões feitas na marca e guardados debaixo de telha”.

O contacto partiu dos próprios Transportes do Barreiro e foi feito já no tempo do anterior executivo, revelou Ana Bastos, dando conta que, quando tomou posse, enviou “uma equipa de engenheiros mecânicos para fazer uma vistoria aos autocarros”. As viaturas foram adquiridas em hasta pública por 136.500 euros, uma média de 17 mil euros cada uma. Têm 10 anos e não ultrapassam os 600 mil quilómetros, garantiu a vereadora. 

PUBLICIDADE

publicidade

Para fazer o pagamento, o Município vai usar o dinheiro feito com a venda do Audi A8 de Manuel Machado (41.800 euros), confirmou o NDC. 

Refira-se que nesta reunião, o executivo municipal aprovou a transferência de cerca de 252 mil euros para os STMUC, provenientes do Fundo Ambiental, “pela realização dos serviços de transporte público essenciais e que, decorrentes das medidas excecionais de proteção da saúde pública adotadas, são deficitários do ponto de vista da cobertura dos gastos operacionais pelas receitas da venda de títulos de transporte”.

Veja o direto NDC com a vereadora Ana Bastos:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE