Coimbra

Diligência: Onde Coimbra se encontra até tarde… e a história canta Fado

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 1 hora atrás em 14-08-2025

Imagem: Diligência/ Facebook

No número 30 da Rua Nova, na Baixa de Coimbra, abriu em 1972 o Diligência, um espaço que rapidamente se tornou um ponto de referência cultural e musical na cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

Criado com o propósito de divulgar cultura, o estabelecimento destacou-se pela simplicidade, informalismo e boa disposição, sendo pioneiro em oferecer fado ao vivo.

PUBLICIDADE

Antes da Revolução do 25 de Abril de 1974, o Diligência foi um local de reuniões espontâneas e de expressão criativa, onde se cantavam músicas proibidas pelo regime da ditadura. As paredes do espaço, uma das suas imagens de marca, são revestidas com centenas de pedras provenientes das pedreiras de Ançã, conferindo-lhe um visual único e acolhedor.

Hoje, o Diligência mantém-se como um local de encontros, exposições e convívios, recebendo residentes, turistas e estudantes de diferentes origens, sem discriminação. É reconhecido como o único espaço na Baixa de Coimbra a permanecer aberto até tarde, atuando como um polo de energia e vivências culturais na cidade, dá conta o Comércio com História.

O estabelecimento oferece música ao vivo, petiscos desde sopas, croquetes, rissóis, gambas ao alho, iscas de porco em cebolada, punheta de bacalhau, morcela assada, tábuas de queijos e enchidos, sandes, omeletes, panados, e um palco aberto, onde qualquer pessoa pode subir para cantar, mantendo viva a tradição de criatividade e liberdade que marcou a sua história desde a abertura.

Clique para ver a fotogaleria:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE