Vamos

Diásporas Mil da Serra da Lousã. Leve e partilhe o seu farnel!

Notícias de Coimbra | 11 meses atrás em 08-06-2023

A Associação São Lourenço, com sede na Silveira de Baixo, no concelho da Lousã, promove o o III Encontro Diásporas Mil da Serra da Lousã, no dia 10 de junho

PUBLICIDADE

No sábado, Dia de Portugal, promove um encontro na Silveira de Baixo, com um programa cultural, ambiental e cívico.

Com vem sendo hábito, a iniciativa inclui também, junto à capela, às 12:00, um momento litúrgico campal aberto a todos, crentes ou não, desta vez uma “celebração da palavra” por João Luís Lopes, antigo comandante dos Bombeiros Municipais da Lousã (BML), em louvor de São Lourenço e de homenagem aos silveirenses, designadamente aos que um dia tiveram de emigrar, sobretudo para o Brasil, Estados Unidos, Canadá e Holanda.

PUBLICIDADE

publicidade

Dois amigos do São Lourenço, António Sebastião Carvalho Almeida (bombeiro do quadro de honra dos BML) e o eletricista e canalizador Luís Carlos Francisco vão estar presentes, sendo na ocasião merecedores de sentido tributo da Associação São Lourenço.

Nas últimas décadas, estes lousanenses, cada um a seu modo, contribuíram generosamente para a preservação do valioso sítio ambiental, patrimonial e afetivo.

PUBLICIDADE

Em meados do século XX, o conjunto formado pelos lugares agropastoris Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba perdeu a totalidade dos habitantes, ficando desde então à mercê de algumas boas ideias de revitalização, que falharam, a que se juntaram atos de vandalismo, incêndios, atentados ambientais e lamentáveis episódios de apropriação indevida de bens que legitimamente pertencem aos serranos e suas famílias.

No cartaz, entre outras, importa destacar ainda as participações de Rita Serra (“Aos Vivos”), investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e especialista em baldios, às 10:15, e de António Marçal (“Serra da Lousã: desenvolvimento, cultura e memória”), antigo presidente da Junta de Freguesia da Lousã e Vilarinho e atual líder do Sindicato dos Funcionários Judiciais, às 10:30.

De seguida, às 10:45, é feita pela Cooperativa Arte-Via a pré-apresentação do 6º Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, que decorrerá em 10 municípios da região, entre 15 e 18 de junho, homenageando as vítimas dos trágicos incêndios de 2017.

A Merenda das Sementeiras, às 15:00, a cargo da Liga de Amigos do Museu Etnográfico Dr. Louzã Henriques (LAMELH), contempla uma exaltação poética, que não figura expressamente no cartaz, pela professora Filomena Martins, das nascentes e mananciais de água públicos, junto à fonte do Largo Armando Marques, construída em 1984.

A Junta de Freguesia tratou da limpeza do recinto e do parque de merendas. A Câmara Municipal, por sua vez, assumiu a reparação do acesso ao local, a partir da EN 236, que liga Lousã e Castanheira de Pera e que tinha sido danificada pela recente passagem do Rali de Portugal.

O Encontro Diásporas Mil, uma maneira diferente de celebrar o Dia de Portugal no país do interior montanhoso, de onde saíram milhares de portugueses em busca de vida melhor por esse mundo fora, reflete um conceito de persistente unidade associativa, congregando o trabalho de diferentes instituições locais, com destaque para o jornal Trevim, a Arte-Via, a LAMELH e a entidade organizadora.

A São Lourenço – Associação de Naturais e Amigos da Silveira de Cima, Silveira de Baixo, Salgueiro e Pé da Lomba convida todos os amigos e amigas da Serra da Lousã, em especial os que têm raízes nas Silveiras e demais serranos, a associarem-se a este programa diversificado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE