Vamos

Dia Nacional dos Cientistas com evocação a Mariano Gago em Coimbra

Notícias de Coimbra | 2 horas atrás em 14-05-2025

O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra celebra o Dia Nacional dos Cientistas, no próximo 16 de maio, com um programa especial que inclui dois momentos de grande significado: uma evocação à figura de José Mariano Gago e a realização do II Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

A homenagem a José Mariano Gago – um dos nomes mais marcantes do desenvolvimento científico em Portugal – terá lugar no emblemático Café Santa Cruz, pelas 12:00, com a reapresentação da Mesa Mariano Gago. Agora com uma inscrição gravada em mármore, o espaço assinala a presença frequente do cientista e antigo ministro da Ciência e do Ensino Superior, sempre que visitava Coimbra.

PUBLICIDADE

A sessão contará com a presença de Arsélio Pato de Carvalho, professor catedrático jubilado e fundador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC, Alfredo Dias, vice-reitor da Universidade de Coimbra, representantes do LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, Paulo Trincão, diretor do UC Exploratório, e Vítor Marques, do Café Santa Cruz.

Durante todo o dia, entre as 10:00 e as 18:00, o UC Exploratório dinamiza ainda o II Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola. O evento reúne 47 clubes monitorizados pelo centro e será dedicado à partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas, através de uma mostra ao ar livre na Alameda do UC Exploratório, espaço já conhecido pelos Mercadinhos da Margem Esquerda.

Esta iniciativa é aberta à comunidade e visa aproximar os projetos escolares do público, promovendo a literacia científica e incentivando o envolvimento da sociedade na ciência feita nas escolas.

O Dia Nacional dos Cientistas, criado em 2016, homenageia o contributo da ciência para o progresso da sociedade. A data escolhida – 16 de maio – assinala o nascimento de José Mariano Gago, que foi ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre 1995-2002 e 2005-2011, deixando um legado profundo e transformador na política científica nacional.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE