Saúde

Dia Mundial do Rim com Diálogo Interdisciplinar entre Coração e Rim

Notícias de Coimbra | 2 meses atrás em 08-03-2024

O Serviço de Nefrologia da Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) promove mais uma iniciativa para comemorar o Dia Mundial do Rim, que se celebra a 14 de março a qual terá lugar no Centro de Congressos dos Hospitais da Universidade de Coimbra.  

PUBLICIDADE

A comemoração deste ano centra-se num “Cross-talk entre Rim e Coração – a colaboração interdisciplinar”, para destacar a estreita relação entre a saúde renal e cardiovascular e a importância da colaboração entre nefrologistas e cardiologistas para melhorar os resultados clínicos dos pacientes. O principal objetivo é o de sensibilizar a comunidade para a importância da saúde dos rins e do coração promovendo o conhecimento sobre prevenção e tratamento de doenças do foro renal e cardíaco. 

A sessão de abertura terá lugar pelas 09:30 e pelas 09:45 terá lugar a Mesa-Redonda “Síndrome Cardiorrenal – a Perspetiva do Nefrologista e do Cardiologista” que conta com a participação de especialistas das duas áreas clínicas que irão abordar temas que destacam a importância da colaboração interdisciplinar na promoção da saúde renal e cardiovascular. Serão ainda abordados temas como: “Fisiopatologia da Síndrome Cardiorrenal”, “Tratamento da Síndrome Cardiorrenal refratária à terapêutica diurética com diálise peritoneal”, entre outros.

PUBLICIDADE

Entre as 11h15 e as 11h30 irá decorrer a Entrega de Prémios que visa reconhecer e premiar os melhores alunos de Nefrologia do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina, com a entrega de diplomas pelo Diretor do Serviço de Nefrologia, Rui Alves. O encerramento está previsto para as 11h35 com as intervenções do Diretor do Serviço de Nefrologia, Rui Alves, o Diretor do Serviço de Cardiologia, Lino Gonçalves, Cláudia Nazareth e Alexandre Lourenço, respetivamente Diretora Clínica e Presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE