Vamos

Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalado com leitura de poemas na Casa da Escrita

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 03-05-2022

Na próxima quinta-feira, dia 05 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Língua Portuguesa e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai comemorar a efeméride com a leitura de poemas de escritores de países lusófonos. A iniciativa, de entrada livre, vai decorrer na Casa da Escrita, com início pelas 18h00, e será protagonizada pela Cooperativa Bonifrates.

PUBLICIDADE

A CM Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se assinala na próxima quinta-feira, dia 05 de maio, com uma iniciativa de leitura de poemas que vai decorrer na Casa da Escrita, também conhecida como Casa do Arco, que se situa na rua Doutor João Jacinto, na Alta histórica da cidade.

Na perspetiva de divulgar o património literário criado nos diferentes países que compartilham a língua e a cultura portuguesa, a Cooperativa Bonifrates fará a leitura de poemas escritos por autores lusófonos, a partir das 18h00, sob o lema da UNESCO: “Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres”. 

PUBLICIDADE

A Bonifrates traz, assim, as vozes de cerca de 20 poetas, abordando temas como a língua portuguesa e a sua história, os direitos humanos, a paz e a guerra, para que, numa viagem por África, Brasil ou Timor, sejam escutadas as palavras dos poetas que resistem. A iniciativa tem entrada livre.

O Dia Mundial da Língua Portuguesa foi instituído pela UNESCO em 2019. De acordo com a UNESCO, “a língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar”.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE