Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Dia Mundial da Criança celebrado em Coimbra com várias iniciativas online

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-05-2020

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai assinalar o Dia Mundial da Criança, que se celebra na próxima segunda-feira, com um conjunto de iniciativas para os mais novos.

PUBLICIDADE

Tendo em consideração as limitações atuais devido à pandemia da doença COVID-19 serão realizadas de forma digital nas redes sociais do município e conta com a colaboração dos Agrupamentos de Escolas do concelho, do grupo O Teatrão e da Orquestra Clássica do Centro (OCC). A autarquia vai ainda distribuir material didático pelos jardins-de-infância da rede pública, que vão começar a receber crianças nesse dia, numa iniciativa que tem a colaboração do Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.

A CM Coimbra tem assinalado, ao longo dos últimos anos, o Dia da Criança com muitas iniciativas. Este ano, o atual contexto de pandemia obriga a novas soluções que respeitem as normas sanitárias, designadamente a utilização dos meios online. O programa consiste na disponibilização de diversos conteúdos nas diferentes plataformas do Município de Coimbra, designadamente em https://www.cm-coimbra.pt/areas/estudar.

 

O Teatrão apresenta uma atividade associada ao espetáculo de teatro “Manuel ou como se constrói uma casa”, baseado no livro de Manuel António Pina, que o grupo de teatro produziu em 2017. O Teatrão irá adaptar para vídeo parte deste espetáculo para que os alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) possam assistir nas redes sociais da CM Coimbra. Da parte da tarde, O Teatrão vai realizar um webinar sobre o tema, para conversar com as crianças, alunos, professores e educadoras das escolas interessadas sobre o espetáculo, com a presença dos atores da peça de teatro na sala de aula virtual. A inscrição nesta conversa deverá ser efetuada pelo e-mail info@oteatrao.com ou através do contacto 916265015.

PUBLICIDADE

 

A proposta da Orquestra Clássica do Centro (OCC) passa por um desafio a todas as crianças e jovens. O desafio “Beethoven” é, assim, uma forma de homenagear o compositor Ludwig van Beethoven no ano em que se assinala os 250 anos do seu nascimento. O desafio vai ser explicado pela OCC a todos os alunos do 1º CEB dos vários agrupamentos de escolas de Coimbra, mas passa, resumidamente, pela realização de trabalhos (desenhos, textos, gravações de vídeo, fotografias ou outros) sobre a vida pessoal e profissional deste reconhecido compositor. Os trabalhos serão, posteriormente, expostos no Pavilhão Centro de Portugal. 

 

A autarquia preparou, ainda, a atividade “A Viagem pelo Mundo das Crianças”. Uma iniciativa lúdico-pedagógica, dirigida a alunos do 1º CEB dos agrupamentos de escolas do concelho, que englobará um total de 190 turmas. A atividade será disponibilizada na plataforma E@D. Coimbra – Ensino à Distância e será conduzida pelo professor de cada turma, através de videoconferência, tendo uma duração de aproximadamente duas horas. A atividade consiste num jogo de “caça ao tesouro”, em que se leva as crianças a viajar num balão de ar quente por diversos lugares. Cada lugar apresentará uma breve descrição e terá uma cor que corresponderá a um desafio. O objetivo é que cada turma vá seguindo uma sequência de desafios até alcançar o tesouro final. Para isso, receberá um “crachá” por cada desafio superado, que lhe permitirá passar para a etapa seguinte.

 

“D. Sesnando Davides – O herói improvável”, “Um mistério no Museu” e a realização de um desenho sobre o Dia Mundial da Criança são outras propostas da autarquia. A primeira consiste na visualização de um vídeo realizado a partir do livro “D. Sesnando Davides – O herói improvável”, que aborda o tema da linha defensiva do Mondego, e a segunda trata-se de uma apresentação online do livro “Um mistério no Museu”, que apresenta os três núcleos do Museu Municipal de uma forma lúdico-pedagógica. As iniciativas vão estar disponíveis no website e nas redes sociais do município. 

 

A CM Coimbra vai, ainda, distribuir material lúdico-didático e realizar uma ação de sensibilização junto das crianças dos jardins-de-infância, que regressam à escola nesse dia, 1 de junho. Depois de dois meses de confinamento e na expetativa do retorno de centenas de crianças aos jardins-de-infância na próxima segunda-feira, a autarquia considera importante sensibilizá-las para o distanciamento, como medida de prevenção do contágio do vírus COVID-19. A autarquia irá distribuir pelas crianças dos jardins-de-infância material didático que permite a montagem de um chapéu, designado “Estamos de Volta”. Este chapéu possui uma hélice 1,20 que funcionará como sugestão amiga do afastamento dos colegas. Durante o dia vai ser exibido nas redes sociais do município um vídeo de demonstração da atividade, que tem a colaboração do Exploratório.

 

 

 

 

 

Programa: 

 

“A Viagem pelo Mundo das Crianças” | Plataforma E@D. Coimbra – Ensino à Distância

Atividade a ser desenvolvida pela Equipa dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) do DEDJ/DE. Esta atividade lúdico-pedagógica é dirigida a todos os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Coimbra.

No dia 1 de junho, às 09h00, a atividade será disponibilizada na plataforma E@D. Coimbra – Ensino à Distância. O professor titular de turma iniciará a videoconferência, nesse dia, com a respetiva turma e conduzirá a atividade, que durará cerca de 2 horas.

A atividade consiste num jogo de “caça ao tesouro” em que se leva as crianças a viajar num balão de ar quente por diversos lugares.

Das 09h00 às 16h00, os responsáveis pela iniciativa estarão disponíveis para esclarecimentos de dúvidas, para o apoio à dinamização da atividade e para eventuais questões que possam surgir, através dos seguintes contactos:

Email: piicie.geral@edubox.pt

Tel: 967746408 / 967746440 /967746465 / 967746426

 

 

“Manuel ou como se desenha uma casa” | Website e redes sociais do município

Para o efeito, no dia 1 de junho, a Câmara Municipal disponibilizará, através do seu website e das suas redes sociais, a adaptação para vídeo, com algumas cenas do espetáculo recente criado pel’O Teatrão e intitulado “Manuel ou como se desenha uma casa”, a partir de uma obra de Manuel António Pina, especialmente direcionado para crianças e alunos do 1ºCEB.

 

 

Conversa com O Teatrão sobre o espetáculo “Manuel ou como se desenha uma casa” | 14h00 | Mediante inscrição

Após a visualização da adaptação para vídeo de algumas cenas do espetáculo “Manuel ou como se desenha uma casa, disponibilizado em vídeo, O Teatrão convida todas as crianças a conversarem com os atores sobre o espetáculo e sobre outros assuntos sobre os quais tenham curiosidade. Esta conversa terá lugar na tarde de dia 1 de junho, a partir das 15h00. Caso haja algum impedimento de horário, que impossibilite a participação dos alunos nesta iniciativa, O Teatrão disponibilizou-se, a agendar este encontro e conversa para outros dias, sempre no período da tarde, permitindo assim que os professores(as) possam readaptar, com a devida antecedência, planos e horários de aula.

Para a inscrição nesta conversa, que terá lugar no próximo dia 1 de junho, e também para o agendamento de outras datas, agradecemos que contactem O Teatrão através dos seguintes contactos:

Email: info@oteatrao.com

Tel: 916265015

 

 

Desafio “Beethoven” | Website e redes sociais do município

A Orquestra Clássica do Centro desenvolveu esta atividade que convida à participação de escolas ou dos alunos do 1º CEB, através da elaboração de trabalhos (desenhos, textos, gravações de vídeo, fotografias, entre outros que entendam pertinentes), sobre a vida e o trabalho do reconhecido compositor Ludwig Beethoven.

 

 

Distribuição de material lúdico-didático, chapéus “Estamos de Volta” | CMC | 10h00 | Jardins de Infância da Rede Pública

 

A CM Coimbra irá distribuir, na segunda-feira, da parte da manhã, dia 1 de junho, um conjunto de material didático e pedagógico para a montagem de um chapéu para as crianças que frequentem a educação pré-escolar da rede pública do município de Coimbra (por cada sala de Jardim de Infância), sensibilizando-as, de uma forma lúdico-pedagógica, para o distanciamento, no âmbito da prevenção de contágio do vírus COVID-19. Será, ainda, disponibilizado, no mesmo dia, um vídeo demonstrativo sobre a montagem desse material e que pode ser descarregado através do website e redes sociais.

 

 

Vídeo “D. Sesnando Davides – O herói improvável” | Website e redes sociais do município

Apresentação do vídeo realizado a partir do livro de “D. Sesnando Davides – O herói improvável”, cuja matéria se relacionada com os conteúdos abordados no Núcleo da Cidade Muralhada.

 

 

Livro “Um mistério no Museu” | Website e redes sociais do município

Apresentação online do livro “Um mistério no Museu”, edição da Câmara Municipal de Coimbra, que apresenta os três núcleos do Museu Municipal de forma lúdico-pedagógica.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com