Coimbra

Tolerância comemorada no Templo Ecuménico Universalista

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-11-2016

O Dia Internacional para a Tolerância foi comemorado com um cordão humano de cerca de uma centena de pessoas em redor do primeiro Templo Ecuménico Universalista (TEU).

PUBLICIDADE

Os valores humanos e a predominância do branco uniram os participantes em redor de uma causa – a Tolerância à diferença com vista à Paz no Mundo.

Segundo Jaime Ramos, o mentor do TEU,  “a participação não tinha idade, género, doença, limitação, nacionalidade, religião ou etnia… De mãos dadas em redor do templo, todos se uniram numa ação fraterna, onde a diferença pouco ou nada importava. Crianças, jovens, idosos… utentes, dirigentes, comunidade… emigrantes e imigrantes… cristãos e muçulmanos… pessoas diferentes, unidas para um pequeno momento, mas num grande contributo para a cultura de Paz e de Tolerância”.

PUBLICIDADE

publicidade

A iniciativa da Fundação ADFP foi organizada no âmbito da valência de Formação Profissional, por Marise Oliveira, e Nancy Rodrigues, do Clube UNESCO Trivium.

Recordamos que a Fundação ADFP apoia regularmente 3400 pessoas, das quais 460 são residentes. Integra crianças, jovens, pessoas com deficiência, doença mental, mães vítimas de maus tratos, idosos e refugiados, em valências sociais, saúde e educação.

PUBLICIDADE

“O entrelaçar de diferentes mãos em redor do templo ecuménico é potenciar a tolerância e as sinergias que permitem criar talentos e desenvolver aptidões entre iguais”, referiu Fernando Marques, coordenador da Formação Profissional.

O Templo é um espaço de reflexão e de diálogo entre as várias religiões, incluindo os ateus e agnósticos. Dentro de meses inaugurará um Observatório das várias Religiões, onde o visitante poderá saber mais sobre as principais religiões do Mundo, e confrontar-se com imagens das principais e mais sangrentas guerras religiosas.

unnamed-13

O primeiro Templo Ecuménico e Universalista da Europa situa-se no topo da colina do Parque Biológico da Serra da Lousã e com vistas para os concelhos circundantes de Lousã, Vila Nova de Poiares, Penela e Coimbra.

O edifício configura uma pirâmide de base quadrangular, integrada numa vasta área florestal, e com uma envolvente repleta de símbolos e representações das várias religiões.

A pirâmide tem a altura de 13,40 m igual à dimensão do Templo de Salomão, construído no séc. XI AC, em Jerusalém.

Na envolvência do edifício, uma espiral de sete voltas sugere numa analogia aos percursos e dificuldades que enfrentamos na vida.

O Pátio dos Gentios, conceito criado pelo Papa Bento XVI em alusão ao diálogo inter-religioso aberto aos ateus e agnósticos. Próximo, um cubo, com uma bola de pedra a girar no topo, sobre água, onde se lê: “contudo ela move-se”, a célebre frase atribuída a Galileu, numa referência ao positivismo científico e à abertura a um futuro absoluto, não prisioneiro de ideologias ou crenças, onde tudo e todas as possibilidades são possíveis.

Uma imagem de Buda e depois uma mesa da igualdade, circular, numa homenagem aos Siks, que incluem nos seus atos religiosos uma refeição partilhada por todos, indiferentes às classes sociais.

O TEU inaugurado no passado dia 11 de setembro, na presença de vários líderes religiosos e do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, e a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino. A estes juntaram-se centenas de convidados e populares.

O Templo integra o conceito filosófico Trivium, a par do Parque Biológico da Serra da Lousã e do Espaço da Mente, e que dá nome a um Clube UNESCO desenvolvido entre a Fundação ADFP e a Comissão Nacional da UNESCO.

O Trivium é dedicado à liberdade, igualdade e fraternidade: o Parque Biológico representa o corpo e a igualdade do Homem perante todos os seres vivos; o Espaço da Mente, o desenvolvimento da mente e a liberdade de pensar e o Templo Ecuménico que representa, independentemente da fé de cada um, o espírito e a fraternidade.

O projeto Parque Biológico da Serra da Lousã / Templo Universalista, foi escolhido em 2014, para representar Portugal no Prémio Internacional da UNESCO “MADANJEE SINNGH” para a promoção da tolerância e não-violência.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE