Coimbra

Dia Internacional da Mulher assinalado com várias iniciativas em Coimbra

António Alves | 2 meses atrás em 05-03-2024

Imagem: Imagem de lookstudio no Freepik

O município de Coimbra vai assinalar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira 8 de março, com um conjunto de iniciativas que pretendem reforçar a importância histórica da efeméride, lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres, mas também os desafios que ainda enfrentam.  

PUBLICIDADE

Às 10:30, na gelataria Doppo, vai decorrer uma conversa informal entre mulheres empreendedoras de Coimbra, com percursos de vida incomuns (Catarina Borges de Castro, da Eattitude, Isolina Mesquita, da Bluepharma, Orlanda Duarte, da Pastelaria Briosa, e Rita Januário, da TUU) e o vereador do Empreendedorismo, Investimento e Emprego da Câmara Municipal, Miguel Fonseca.

O objetivo é, através da experiência de cada uma das participantes, sentir o pulso das empreendedoras do concelho, estimular o diálogo, promover a diversidade e a sua contribuição para a economia. A participação na iniciativa “Mulheres de Negócios” é gratuita.

PUBLICIDADE

Às 13:30 tem início uma visita acompanhada sobre a vida e a obra da pintora Josefa Greno, no núcleo de Pintura da Coleção Telo de Morais, no Edifício Chiado. A visita pretende destacar o contexto artístico do naturalismo em que se destacou Josefa Greno (1850-1902) como talentosa pintora de flores. A visita é gratuita, mas requer inscrição prévia através do número 239 840 754 ou do mail museu.municipal@cm-coimbra.pt. A iniciativa é limitada a um máximo de 25 pessoas.

Já às 14:30, está marcada a visita “Histórias de Coimbra – O elemento feminino no cemitério da Conchada”. Uma visita orientada ao cemitério, tendo como temática as vidas, vivências e curiosidades sobre mulheres relevantes para a memória conimbricense. A narrativa será sobre personalidades como a escultora Ana de Gonta Colaço ou a poetisa Amélia Janny. A visita é gratuita, limitada a 30 pessoas e requer inscrição prévia através do mail das@cm-coimbra.pt.

PUBLICIDADE

publicidade

Mais tarde, pelas 18:00, tem início o ciclo de conversas Entrelaçando a História e a Ficção, esta sessão sobre a obra “Grácia Nasi: a judia portuguesa do século XVI que desafiou o seu próprio destino”, da autora Esther Mucznik. A conversa vai decorrer no Edifício da Inquisição e vai contar com a participação da própria Esther Mucznik. Uma iniciativa gratuita, dirigida ao público geral.

À mesma hora, 18:00, na Biblioteca Infantil, na Casa Municipal da Cultura, vai decorrer a sessão Contos com Heroínas, dirigida a crianças dos três aos cinco anos, acompanhadas por um adulto. A iniciativa é gratuita.

Por último, pelas 21:30, sobe ao palco do Grande Auditório do Convento São Francisco (CSF) a peça Novos Monólogos da Vagina, protagonizada por Joana Amaral Dias, Maria Sampaio e Sofia Baessa. Os bilhetes para este espetáculo podem ser adquiridos na bilheteira do CSF ou em https://bol.pt/Comprar/Bilhetes/133471-novos_monologos_da_vagina-convento_sao_francisco/

A autarrquia vai ainda promover, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, uma ida à escola por parte de três grandes mulheres de Coimbra: a Rainha Santa, Inês de Castro e a Tricana. O objetivo é levar até às crianças mais pequenas a imagem de três grandes figuras históricas da região, vestidas a rigor, que, de diferentes formas, marcaram a história e contribuíram para a construção da identidade cultural de Coimbra.

Algumas entidades do concelho aceitaram o convite da autarquia para se juntarem às comemorações do Dia Internacional da Mulher. A Quinta das Lágrimas Clube de Golfe vai realizar, entre as 10:00 e as 18:00, a iniciativa “Golfe no Feminino”, convidando todas as mulheres do concelho a experimentarem a prática de golfe no clube de golfe da Quinta das Lágrimas. A atividade é gratuita, mas é obrigatória marcação através do email direccao@quintadaslagrimasgolfe.pt.

A Casa da Angola vai promover, às 17:30, a conferência “Política e Academia: Testemunho no Feminino”, na Casa da Lusofonia da Universidade de Coimbra. Já a Nova Acrópole tem programado, às 18:30, o lançamento do livro “Sacerdotisas da Paz”, no auditório da Casa Municipal da Cultura.

Também às 18:30, a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Avelar Brotero promove o 2º Café Filosófico “O que é ser Mulher?”, com Celeste Silva, na Escola Secundária Avelar Brotero.

Meia hora depois, às 19:00, vai passar na Casa do Cinema de Coimbra o documentário “Woods”, de Marta Blanco, numa sessão especial com a presença da realizadora. Os bilhetes podem ser adquiridos no local ou em caminhos.info/casa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE