Região

Dia do Município da Mealhada com homenagem a funcionários, Romaria da Ascensão e encenação da Via-Sacra

Notícias de Coimbra com Lusa | 12 meses atrás em 15-05-2023

A Câmara Municipal da Mealhada informou que o Dia do Município, que se assinala a 18 de maio, vai ser celebrado com a homenagem a funcionários, a Romaria da Ascensão e a encenação da Via-Sacra.

PUBLICIDADE

As celebrações alusivas ao Dia do Município da Mealhada começam às 09:00, no Cineteatro Messias, numa cerimónia que prestará homenagem aos funcionários com 35 ou mais anos de casa.

“À sessão solene, segue-se a romagem ao Luso, por estes dias coberto de tapetes floridos na sua zona central, para a simbólica apanha da espiga e bênção dos campos e flores, após a Missa da Ascensão. O restante trajeto da Romaria da Ascensão até ao Bussaco culmina, nas Portas de Coimbra, com um almoço partilhado”, referiu a esta autarquia do distrito de Aveiro.

PUBLICIDADE

A parte da tarde será preenchida com a Feira tradicional da Ascensão, com a tarde de folclore e a encenação da Via-Sacra.

“Centenas de participantes e figurantes assumem papéis neste episódio da vida religiosa e procuram recriar o ambiente dos Passos da Paixão de Cristo, tirando partido da Via Crucis existente na Mata, a única erigida no mundo à escala da existente em Jerusalém”, explicou.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE