Coimbra

Dia do Antigo Estudante de Coimbra a 4 de Abril com almoço em São Marcos e sarau no TAGV

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 23-03-2019

Vai realizar-se a 4 de Abril próximo o “Dia do Antigo Estudante de Coimbra”, de cujo programa se destaca um almoço de convívio no Palácio de São Marcos e um Sarau de Gala no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV).

PUBLICIDADE

Organizado pela Associação dos Antigos Estudantes de Coimbra, o programa – que está integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra – assinala também os 65 anos de um episódio que ficou conhecido como “Tomada da Bastilha II”, que esteve na origem da construção do edifício-sede da Associação Académica de Coimbra.

PUBLICIDADE

Foi a 4 de Abril de 1954 que um grupo de estudantes decidiu tomar de assalto o Instituto de Coimbra, como forma de reivindicar novas instalações para a Associação Académica de Coimbra.

Este acto recebeu a designação de “Tomada da Bastilha II”, uma vez que replicava acção semelhante do que outro grupo de estudantes fizera em 1920, a que fora dado o nome de “Tomada da Bastilha”, por analogia com a Revolução Francesa.

PUBLICIDADE

publicidade

E agora, 65 anos depois, esse ousado gesto, que viria a ser bem sucedido, vai ser devidamente assinalado, com a presença de um dos seus protagonistas, Polybio Serra e Silva (médico e professor catedrático jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra).

Os organizadores apelam à adesão de antigos e actuais estudantes, não só pela qualidade do programa e do simbolismo da celebração, mas também porque as comemorações têm intuitos beneficentes, com o saldo obtido a ser doado à Acreditar.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE