Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Dia de Reflexão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 30-09-2018

 

PUBLICIDADE

Opinião de Rui Nuno Castro | Presidente da Distrital de Coimbra do CDS/PP


 Rui Nuno Castro 

Há um ano atrás, precisamente, acordámos para o dia em que, de acordo com o que a lei eleitoral consagra, se exige respeito pela reflexão dos cidadãos e a manutenção da paz social na véspera do dia de eleição, garantindo assim a livre determinação da vontade do eleitor.

PUBLICIDADE

publicidade

Eu não sei se o conseguiríamos através de uma iniciativa legislativa, mas, especialmente em Coimbra, todos, e a começar por quem tem responsabilidades políticas, deveriam entrar num processo de imersiva reflexão sobre o que tem sido feito pelo futuro da nossa cidade. Eu por mim, já o iniciei.

Há precisamente um ano atrás atingíamos o corolário de um processo que levaria inevitavelmente à recondução dos mesmos protagonistas de uma estratégia falhada e gasta para uma cidade que, antes de mais, deveria ser líder de uma região que hoje já não lidera.

Devemos refletir sobre as circunstâncias que determinaram a continuidade deste estado de letargia incapaz em que Coimbra se encontra mergulhada.

PUBLICIDADE

Lertagia incapaz que dita a continuidade da perda demográfica. Letargia incapaz que determina ‘competitividade zero’ na atração de investimento.

Letargia incapaz de assumir uma liderança meritória da região que garanta a continuidade de ‘Coimbra – capital da região centro’ que muitos gostam de clamar, numa tentativa vã de manter o status quo.

Letargia incapaz de manter e afirmar Coimbra como matriz da inovação, enquanto factor determinante de um desenvolvimento socioeconómico sustentável num contexto nacional e internacional extraordinariamente favorável.

Letargia incapaz de fazer das características naturais de Coimbra as suas maiores forças e vantagens competitivas, constituindo isso um posicionamento claro da cidade a todos os níveis.

Letargia incapaz de identificar as verdadeiras prioridades para as pessoas da cidade e da região.

Letargia incapaz de tirar partido do facto de ter todas as condições políticas, apesar de muito pouco ter feito por isso, para afirmar Coimbra num panorama nacional beneficiando não só da conjuntura positiva, mas também da familiaridade partidária com o Governo (lamentavelmente também aqui a letargia incapaz determinou escolhas políticas erradas que hoje todos pagamos).

Coimbra só conseguirá ressurgir desta letargia incapaz com uma forte e sólida convergência de visão, vontades e estratégia que coloque de parte esta letargia incapaz. Será isso possível?

‘The definition of insanity is doing the same thing over and over and expecting different results.’, atribuem este pensamento a Albert Einstein eu preferia que passasse a ser o pensamento de muitos em Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com