Coimbra

Dia da Grécia em Coimbra!

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 29-01-2017

Segunda-feira, sobretudo da parte da manhã, não será muito agradável estacionar ou circular no coração de Coimbra.

PUBLICIDADE

20170128_152857

Neste dia 30 de Janeiro a Universidade de Coimbra vai atribuir o o titulo de Doutor Honoris Causa a Prokópis Pavlópoulos, Presidente da Grécia, que, como vem em Visita de Estado, tem mais do que via verde para circular em Coimbra.

PUBLICIDADE

publicidade

Todas as “medidas consideradas excecionais” serão justificadas com a prestação das “devidas Honras de Estado à entidade que nos visita”, pelo que é melhor andar a pé ou ficar em casa.

A Polícia de Segurança Pública de Coimbra e a Câmara Municipal de Coimbra delinearam um plano para “minimizar os constrangimentos que se venham a concretizar e de forma a que os cidadãos de Coimbra sejam o menos possível”.

PUBLICIDADE

Pedro Teles, Comandante da PSP de Coimbra, revela pormenores da operação que vai “obrigar a algumas alterações” no trânsito local.

Veja mais:

 

O e-leitor não poderá circular entre as 8:30 e as 10:00 na Avenida Dias da Silva,  de onde saem os cavalos da GNR que vão fazer Guarda de Honra o Chefe de Estado Helénico.

Entre as 7:30 e as 14:00 não pode circular na Calçada Martim de Freitas, Largo Dom Dinis e ruas dos Estudos, Larga, Padre António Vieira, São João, São Pedro e Arco da Traição.

Nas ruas Oliveira Matos, Castro Matoso, Infantaria 23,  Tomar, Venâncio Rodrigues e Alxandre Herculano, Praça João Paulo II não pode passar entre as 7:30 e as 14:00.

Entre as 9:00 e as 11:00 não pode viajar na Praça 8 de Maio e ruas da Sofia e Olimpio Nicolau Fernandes.

Não pode estacionar na Sá da Bandeira (sentido ascendente), República, Alexandre Herculano, João Paulo II, Martim de Freitas, Dom Dinis, Estudos, Sé Nova, São João, São Pedro, Porta Férrea, José Falcão, Estádio, Santa Isabel e Convento de São Francisco.

Haverá condicionamento temporário em zonas como a a Júlio Henriques, Fernão de Magalhães, Fernando Namora, Inês de Castro, João das Regras, Ponte Açude, Ponte Rainha Santa Isabel, João Paulo II, São José, Combatentes, Manutenção Militar, Estádio, Dom Manuel I, Manuel Rodrigues, Jorge Anjinho, Padre Estevão Cabral e Saragoça.

Veja os locais onde não pode circular ou estacionar:

Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra tornaram público que, devido aos condicionamentos da circulação de trânsito, na sequência da visita de Estado do Presidente da Grécia a Coimbra, as carreiras poderão sofrer alterações, no período das 7:30 às 18:00.

Durante o período indicado, a zona da Universidade de Coimbra não será servida pelas Linhas nº 28, 34 e 103, devido ao encerramento de todos os acessos.

smtuc

Centenas de cavalos, cães, viaturas e elementos da GNR e PSP vão garantir a segurança do Presidente da Grécia em Coimbra.

A primeira paragem do Presidente da República Helénica está marcada para as 10:00 na Igreja de Santa Cruz, onde deposita uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques.

Depois irá fazer “continência” na Praça João Paulo II, seguindo para o Pátio da Universidade, onde se vai encontrar com o nosso Presidente da República.

Prokópis Pavlópoulos vai ter direito a um grande almoço no Convento de São Francisco. É convidado de Manuel Machado, Presindente da Câmara Municipal de Coimbra. Terá a companhia das figuras mais ilustres da região e das entidades nacionais que se deslocam a Coimbra.

A Cerimónia de doutoramento “honoris Causa” do Presidente da República Helénica decorre na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), pelas 14:30.

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, será o Apresentante, estando os elogios a cargo de José Francisco de Faria Costa (elogio do Apresentante) e José Manuel Aroso Linhares (elogio do Doutorando), docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), a Faculdade que apresentou a proposta de atribuição do grau.

A FDUC afirma que Prokópis Pavlópoulos, com 66 anos de idade, «possui uma carreira política relevante, tendo desempenhado, desde cedo, as mais elevadas funções na vida política da Grécia».

psp

O Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra foi escolhido pela Presidência da República e pela Câmara Municipal de Coimbra para a animação cultural durante o almoço oferecido ao Presidente da República da Grécia, por ocasião do seu doutoramento “ honoris causa” pela Universidade de Coimbra.
coro antigos estudantes
O Coro actuará na Igreja do Convento São Francisco a par do grupo de cordas da Orquestra Clássica do Centro.
16359223_1413974985287649_1957193775_n

10:00 – Praça 8 de maio:

Chegada do Presidente da República Helénica,e delegação à igreja de Santa. Cerimónia de deposição de uma coroa de flores no túmulo de D. Afonso Henriques.
10:25 – Praça João Paulo II:

 

Chegada do Presidente da República Helénica e esposa Vlasia Pavlopoulou à praça João Paulo II.Continência da escolta de honra. Deslocação do Presidente da República Helénica e Senhora Vlasia Pavlopoulou, com escolta de honra de cavalaria da GNR
10.30 – Pátio das Escolas:

Chegada do Presidente da República Helénica e Senhora Vlasia Pavlopoulou ao Pátio das Escolas. O Presidente da República Marclo Rebelo de Sousa recebe o Presidente da República Helénica e Senhora Vlasia Pavlopoulou em frente à Via Latina. Honras militares – Hinos nacionais – Revista à Guarda de honra – Desfile militar.

 
Os Presidentes da República Portuguesa e da República Helénica e Senhora Vlasia Pavlopoulou, acompanhados pelas delegações dirigem- se à capela de S. Miguel, onde são recebidos pelo Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, para uma breve visita. As delegações serão encaminhadas para a sala de Armas, para a apresentação oficial, durante a última parte da visita.
10.55 – Sala do Senado:

Encontro entre os Presidentes da República Portuguesa e da República Helénica e Senhora Vlasia Pavlopoulou

 
11.50 –  Biblioteca Joanina:

Conferência de imprensa Local: Biblioteca Joanina
12.30 – Convento São Francisco:

Chegada dos Presidentes da República Portuguesa e da República Helénica ao convento de S. Francisco

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, recebe os Presidentes da República e da República Helénica.

 
14.30 – Sala dos Capelos:

Cerimónia de doutoramento “honoris causa” do Presidente da República Helénica.

Prokópis Pavlópoulos

A visita do Presidente Prokópis Pavlópoulos decorre numa altura em que a Grécia acusa Portugal de discriminar refugiados.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE