Vamos

Dia da Botadela é uma festa que traduz a alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 28-06-2023

A Câmara de Aveiro vai comemorar, com várias iniciativas no ecomuseu da Troncalhada, a Botadela, festa que assinala o fim da preparação das marinhas e o início da produção do sal, anunciou hoje a autarquia.

PUBLICIDADE

No sábado, ao longo de todo o dia, haverá circuito de visitação e experiências nas marinhas, a partir das 10:00, com atividades como arear os solos e rêr (tirar) o sal nas marinhas da Troncalhada e Grã-Caravela, e realizar visitas guiadas às salinas para conhecer a flora e a fauna local, bem como os utensílios utilizados na salicultura, nas marinhas Noeirinha e Troncalhada.

Momento alto da festa, pelas 12:30, é o tradicional Jantar da Botadela, em que as pessoas são convidadas a participar num pic-nic na Trocalhada, partilhando a refeição, de preferência com alimentos que entravam na alimentação de marnotos, moços e salineiras da Ria de Aveiro, como pataniscas e bolos de bacalhau, carapau frito, broa e azeitonas.

PUBLICIDADE

“De raiz aveirense, o dia da Botadela é a festa que ancestralmente traduz a alegria do marnoto em “botar” a sua marinha a sal, depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos”.

“É, por tradição, uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos o momento especial do começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão”.

PUBLICIDADE

De acordo com uma nota de imprensa da Câmara de Aveiro sobre o programa, estão previstas ações culturais das mais diversas expressões artísticas no Ecomuseu Marinha da Troncalhada e no Cais do Sal, ao longo de todo o dia.

Cantares da Ria pelo grupo cénico do mesmo nome, dinamização da Botadela pelo Grupo Etnográfico e Cénico das Barrocas, arruada pela Mordomia de São Gonçalinho, ou mesmo o desfile de gigantones pelo grupo “São Bernardo a Cantar”, são alguns dos momentos mais tradicionais.

Noutro registo haverá a performance de sensibilização ambiental “Piknik Plastik” pela Start Teatro, e dança contemporânea e urbana pela DIMOV e Dance Soul Academy.

Do programa figuram ainda a atuação da Tuna Universitária de Aveiro, “pocket show Mama” Mia pela Palco Central, e música pela Banda Naipe e pela Brass Band da Escola de Música da Quinta do Picado.

A poesia também se declama nas marinhas com “Palavras à Ria” pelo Grupo Poético de Aveiro, havendo ainda a registar Bicimariofone, pela companhia de artes de rua Boca de Cão, e Samba na Ria, de Rafael Campanile a encerrar.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE