Nos dias de hoje, o nosso smartphone tornou-se uma extensão de nós mesmos.
O simples gesto de colocar o telemóvel com a tela virada para baixo ou para cima pode dizer muito sobre a nossa atitude e até influenciar nosso comportamento.
Mas, afinal, o que acontece quando escolhemos colocar o nosso aparelho com a tela virada para baixo? Esse simples ato, aparentemente banal, pode trazer uma série de benefícios e até mesmo ajudar a melhorar a nossa produtividade e saúde mental.
PUBLICIDADE
Quando é colocado com a tela virada para baixo, fica “desconetado” das distrações. Isso ajuda a manter o foco, seja numa reunião ou numa conversa. Ocorre porque, ao bloquear a visualização de mensagens e notificações, evitamos a tentação de olhar para a tela e somos menos propensos a interromper o momento.
Além disso, a prática traz uma vantagem adicional: economia de bateria. Muitas vezes, as notificações e chamadas em segundo plano consomem energia. Com a tela virada para baixo, as funções ficam desativadas ou silenciadas, explica o Informe Brasil.
Embora tenha muitos benefícios, também não está isenta de desvantagens. Um dos principais problemas é o acúmulo de bactérias e sujidade no smartphone. Ao deixar o aparelho com a tela para baixo, ele tende a entrar em contacto com superfícies sujas, o que pode fazer com que acumule germes, que mais tarde podem ser transferidos.
Além disso, ao mantê-lo virado para baixo, pode ser difícil perceber se uma notificação chega, principalmente quando estamos à espera de uma mensagem ou chamada importante.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE