Coimbra

Detido gerente de empresa do grupo Lena? Mais um!

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 14-07-2015

A Polícia Judiciária, através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), procedeu à detenção de duas pessoas pela presumível prática dos crimes de fraude na obtenção de subsídio e de branqueamento.

PUBLICIDADE

A investigação centra-se na atividade desenvolvida através de empresas portuguesas e espanholas, que obtiveram, de forma fraudulenta, subsídios de elevados montantes.

Os detidos, de 50 e 54 anos de idade, serão presentes às Autoridades Judiciárias competentes a fim de serem sujeitos a primeiro interrogatório judicial.

PUBLICIDADE

publicidade

A investigação prossegue no sentido de se apurar todo alcance das alegadas condutas criminosas, bem como os prejuízos causados ao Estado, que serão de vários milhões de euros.

O inquérito é dirigido pelo DCIAP e conta com a colaboração da Autoridade Tributária. A televisão SIC revela que algumas das empresas integram a universidade do grupo Lena.  O Público adianta que “Um dos detidos é o gerente da empresa Eneolica, do Grupo Lena”, mas NDC tem conhecimento que o detido, um administrador, que já teve relações familiares com um dos donos,  terá, segundo dados disponíveis, renunciado em 2013.

PUBLICIDADE

A empresa ENEÓLICA S.A. controla o Parque Eólico da Serra do Sicó e o projecto de energia das ondas “WaveRoller”  situado na costa de Peniche, sistema que teve grande destaque mediático.

Este conglomerado com sede em Leiria, que ficou mais famoso depois da Operação Marquês, teve interesses em Coimbra, onde comprou e vendeu  (à Fapricela) o diário As Beiras e patrocinou uma pós graduação  na área do jornalismo e um prémio “engenho & arte” na Universidade de Coimbra.

Já em  2015, dois dos jornais do grupo Lena (Região de Leiria e Jornal da Bairrada), um em que é sócio um dos seus administradores ( Jornal do Centro) e outro que já lhe pertenceu (As Beiras) foram eleitos  por Pedro Passos Coelho para participarem numa reunião  privada onde discutiram os “problemas” da comunicação social regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE