Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Portugal

Desenvolvidas etiquetas inteligentes para se saber qual a temperatura de bebidas enlatadas

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 01-02-2023
Investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) lideram um projeto, financiado em cerca de um milhão de euros, que visa desenvolver etiquetas inteligentes para monitorizar de forma contínua a temperatura de bebidas enlatadas.

Em comunicado, o instituto do Porto esclarece que o projeto, intitulado Thermaltrace e liderado pelo grupo de investigação BioMark, surge no âmbito da Agência Nacional de Inovação (ANI).

PUBLICIDADE

O objetivo do projeto é colocar no mercado “embalagens com sensores termocrómicos” que permitam a monitorização da temperatura das bebidas no seu interior.

“O material da embalagem dos produtos alimentares constitui seguramente o elemento mais crítico quando falamos da qualidade e segurança que devemos assegurar ao longo do seu tempo de vida, incluindo o trajeto desde a produção ao consumidor”, salienta o ISEP.

PUBLICIDADE

publicidade

Com este projeto, os investigadores pretendem integrar em latas de alumínio sensores termocrómicos – irreversíveis e reversíveis – para “assegurar a qualidade a segurança do produto”.

De acordo com o instituto, os sensores irreversíveis vão permitir “indicar inequivocamente” se o produto foi ou não exposto a temperaturas indevidas e por quanto tempo superior ao admissível.

PUBLICIDADE

Já os sensores reversíveis vão possibilitar identificar a temperatura atual do produto, através da coloração da etiqueta.

O ISEP destaca que o conceito será utilizado para acondicionamento de leite fresco, uma “aplicação inovadora no mercado”, permitindo assegurar a “qualidade” do produto, assim como a sua temperatura instantânea.

“Os sensores desenvolvidos no projeto Thermaltrace são um indicador inequívoco da qualidade e segurança do leite quando este chega ao consumidor final”, afirma o instituto, acrescentando que o projeto vai propor uma “embalagem inteligente e 100% reciclável”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com