Região

Descubra os segredos da Broa de Serpins e do Pastel de Alvites (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 18-05-2022

Serpins, no concelho da Lousã, vai dedicar uma semana, de 22 a 29 de maio, à Broa de Serpins e ao Pastel de Alvites. O evento, promovido pela junta de freguesia, em parceria com as pastelarias locais, conta com o apoio da Câmara Municipal e visa promover dois produtos gastronómicos e criar atratividade.

PUBLICIDADE

Durante oito dias, as pastelarias Casa do Pão e Sonho Doce aderentes à iniciativa vão apresentar os seus produtos, promovendo a degustação deste pastel e broa nos seus estabelecimentos, assim como ter várias surpresas e descontos para quem as visitar.

O Pastel Alvites, criado pela Casa do Pão, ajuda a promover a história de Serpins. A ideia nasceu de fazer um pastel único e diferente, sem ser com os produtos endógenos da região (como por exemplo, o mel e a castanha), por já existirem várias iguarias do género, explicou ao Notícias de Coimbra a mentora Sofia Silva. É um doce original, com abóbora e noz numa casca de massa fina e estaladiça. Cada caixa de uma dúzia custa seis euros, mas durante a semana do evento vai haver promoções e novos produtos para degustar.

PUBLICIDADE

Já a Broa de Serpins, da Sonho Doce, surgiu do desejo de fazer renascer as receitas tradicionais dos antepassados da família Carvalho e que são semelhantes às de muitos outros habitantes da zona. O uso das melhores farinhas, incluindo as produzidas no Moinho de Serpins, assim como o cuidado aplicado a cada fornada, fazem deste um produto único, feito de forma tradicional, sem corantes nem conservantes e que tem chegado a todos os cantos do país e do mundo, afirmou Rita Carvalho ao Notícias de Coimbra. Manter as tradições e honrar os pais e avós é um dos maiores objetivos, sublinhou com orgulho António Carvalho. Vendida a dois euros o quilo, a Broa de Serpins vai apresentar durante a Semana várias versões, como a de carne, a de enchidos, a de cebola e outras. 

A iniciativa foi hoje apresentada por Paulo Simões, presidente da Junta de Freguesia local, Luís Antunes, presidente da Câmara Municipal da Lousã e pelos vários parceiros, na Praia Fluvial da Nossa Senhora da Graça e contou com um momento de degustação. 

PUBLICIDADE

publicidade

Conheça a Broa de Serpins, com Rita e António Carvalho:

Saiba, com Sofia Silva, como se faz o Pastel de Alvites:

 

Veja a mesa de degustação:

Veja a entrevista NDC com Paulo Simões, presidente da Junta de Freguesia e Luís Antunes, autarca da Lousã:

Veja a conferência de apresentação na íntegra:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE