Coimbra

Descubra o roteiro pelas montras da Baixa de Coimbra que esconde teatro (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 10-03-2022

As montras de nove espaços comerciais da Baixa de Coimbra estão transformadas em pequenas galerias temporárias e num palco virtual. A iniciativa “Fora de Nós”, desenvolvida pela Associação de Paralisia Cerebral (APCC), traz para a rua as histórias de vida dos utentes da instituição, em forma de teatro e de adereços cenográficos. O Notícias de Coimbra fez o roteiro e mostra-lhe tudo.

PUBLICIDADE

O “Fora de Nós”, é a primeira parte do projeto “Fora de Sítio”, e está patente até ao dia 15 de março e consiste numa digressão virtual do espetáculo “Mim”, parte do trabalho “ O Museu de Nós!”, que conta as histórias da vida dos membros do coletivo Sala T, um dos dois grupos de teatro da APCC. 

A exposição desenrola-se nas montras da A Brasileira, da Ótica Lunette, na Rua Ferreira Borges, na do Jorge Mendes, na Praça do Comércio, descendo para a Multiopticas e Quebra Tour, na Visconde da Luz, passando pela   Veludo Carmin, Coisas e Sabores, na Rua da Louça, com paragem na Farmácia Luciano & Matos (Praça 8 de Maio) e fim no Café Sofia.

PUBLICIDADE

Nas vitrines estão pequenas caixas que guardam objetos que contam as histórias de vida dos utentes da APCC, Alexandra Oliveira, Fernando Oliveira, Tiago Lopes, Vasco Sequeira, Micaela Pires, Cristina Peça, Joana Mateus e Diana Godinho. Este atores reviveram pedaços importantes do seu percurso pessoal, dentro e fora da APCC, e partilharam esse momento com a professora de teatro e encenadora Mariana Nunes e outros colegas. A peça teve a sua estreia online em dezembro de 2020, transformando em encontro virtual a ideia inicial pré-pandemia de um espetáculo ao vivo. Agora, a criação salta para as montras do “coração da cidade”, numa iniciativa que conta com o apoio da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC). Os visitantes podem, lendo com o telemóvel o código QR que acompanha cada caixa, ver a cena respetiva do espetáculo.

“A Baixa de Coimbra precisa da cidade toda no seu centro e nós defendemos a inclusão, queremos que toda a gente colabore e participe na vida desta cidade”, sustenta Assunção Ataíde, da APBC, afirmando que esta é uma oportunidade de vir percorrer “uma galeria a céu aberto, com o seu mapa ou o seu telemóvel na mão e descobrir lojas que não sabia que havia, produtos que desconhecia que se vendiam na Baixa”.

PUBLICIDADE

publicidade

Para a responsável este “é mais um momento de inclusão e é o primeiro de muitos desafios” que vão ser lançados “às pessoas de Coimbra para virem passear à Baixa e verem as capacidades de muitos outros que nós consideramos pessoas iguais a nós, com os seus perfis específicos”. 

A partir do dia 16 de março estará nas montras da Baixa a iniciativa “Fora de Mão”, a segunda fase de “Fora de Sítio” dedicada ao trabalho realizado na área da escultura na APCC. Até ao último dia do mês, as montras de um outro conjunto de espaços comerciais receberão várias obras. O objetivo, explica a instituição, “é dar visibilidade ao processo artístico desenvolvido em sala”. 

O Notícias de Coimbra fez o percurso seguido, mas cada um pode escolher se o faz de uma vez ou em momentos diferentes, ou até de forma desordenada. Este é um passeio ao ar livre, ao sabor da arte dos utentes da APCC e que permite reviver a Baixa da cidade. 

Aceda aqui ao mapa do percurso.

 

Veja o direto NDC com Assunção Ataíde, da APBC:

 

Veja os vídeos com os diferentes momentos do percurso:

 

 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE