Saúde

Descubra como prevenir a Diabetes

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 5 meses atrás em 14-11-2023

Desde 1991, que se comemora o Dia Mundial de Diabetes. A escolha desta data recaiu no dia de aniversário de Frederick Banting que juntamente com Charles Best descobriram a insulina e com esta descoberta salvaram milhares de vidas de pessoas com diabetes em todo o mundo.

PUBLICIDADE

Comemorar uma doença parece pouco adequado, mas trata-se de relembrar a Diabetes e de recordar a importância do conhecimento sobre a doença, do seu diagnóstico precoce e do seu tratamento e controlo.

Apesar de todos os esforços a nível mundial os números continuam muito elevados. Em 2021 existiam 537 milhões de diabéticos no mundo. Em Portugal, 14,1% da população é diabética e 28.6% tem hiperglicemia intermédia (glicemia alterada, mas não suficientemente elevada para ser considerada Diabetes) representando 42.7% da população, num total de 3.3 milhões de portugueses com Diabetes ou em risco de a desenvolver. Cabe a cada um de nós, e a todos, enquanto comunidade médica e civil alertar, prevenir e apoiar o tratamento das pessoas com Diabetes.

PUBLICIDADE

Neste sentido e no seguimento da campanha lançada pela IDF (Federação Internacional da Diabetes), “Acesso aos cuidados da Diabetes”, a Equipa Miligrama  desafia a avaliar o risco de vir a desenvolver Diabetes através do link. Depois de saber qual o risco há que agir.

“É nos hábitos de vida saudáveis que assenta a base da prevenção e tratamento da Diabetes. Uma alimentação saudável e equilibrada, com poucos hidratos de carbono (açúcares) e rica em fibras, vitaminas e proteínas é fundamental. Privilegiar os produtos frescos e da época que se tornam economicamente mais acessíveis facilita esta tarefa”, explica a médica Mónica Reis, coordenadora do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI).

PUBLICIDADE

publicidade

“Realizar regularmente exercício físico também é fundamental não só porque permite regular o peso e o controle da glicemia, mas também contribui para o bem-estar psíquico de todos nós. Uma caminhada feita regularmente 3x/ semana com uma duração de 30 minutos é um bom começo e facilmente exequível”, refere.

O bom controle metabólico é primordial no atraso de complicações como insuficiência renal, cegueira ou lesões nos pés que causam amputações e que são altamente incapacitantes para a vida do doente e de toda a família e comunidade que o envolve, conclui.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE