Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Cidade

Descubra as “fantásticas” festas de Natal e Ano Novo em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 02-12-2019

 

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal  de Coimbra apresenta, pelo sétimo ano consecutivo, uma vasta, diversa e animada programação de Natal e Ano Novo.

De 1 de dezembro a 6 de janeiro, são vários os espetáculos de rua, concertos, teatro, dança, cinema, feiras, mercados, conferências, oficinas, workshops e tantas outras atividades para todos os públicos.

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano, dois dos destaques da programação natalícia são uma pista de gelo natural e um carrossel parisiense, que estarão instalados no Terreiro da Erva, para além dos já tradicionais presépios. O da autoria de Cabral Antunes estará de 1 de dezembro a 5 de janeiro no Mercado Municipal D. Pedro V, e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra estará patente, de 13 de dezembro a 6 de janeiro, na Casa Municipal da Proteção Civil. Já a 42ª edição da corrida São Silvestre de Coimbra sai este ano à rua no dia 14 de dezembro. 

A programação teve início no dia 1 e de dezembro com uma festa gratuita organizada pela autarquia de Coimbra na Praça 8 de Maio.

PUBLICIDADE

A Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra dão início à programação para o dia de hoje. Pelas 18h00, as luzes de Natal acenderam-se e Bárbara Tinoco subiu ao palco instalado em frente aos Paços do Concelho e virado para a Praça 8 de Maio.

A jovem cantora e compositora ficou conhecida do público depois da sua breve passagem pelo programa de procura de talentos musicais “The Voice Portugal”, transmitido na RTP, onde ainda teve tempo para mostrar aos jurados um tema original, que viria a ser o seu single de estreia “Antes Dela Dizer Que Sim”.

As principais atrações da programação deste ano são uma pista de gelo natural, um carrossel parisiense e uma árvore de Natal interativa, que estarão instalados no Terreiro da Erva. De acesso gratuito, as três estruturas poderão ser usufruídas desde o dia 6 até ao dia 25 de dezembro, das 14h00 às 22h00 (nos dias úteis), das 11h00 às 17h00 (no dia 24 de dezembro) e das 15h00 às 20h00 (no Dia de Natal).

O programa de Natal 2019 oferece, assim, cinco semanas de iniciativas para todos os públicos, que vão desde concertos, teatro, dança, cinema, feiras, conferências, oficinas, workshops, visitas guiadas, desfiles e mercados de Natal, e muita animação de rua, até atividades desportivas, como é o caso da mítica Corrida São Silvestre, que vai já na sua 42ª edição.

A Corrida de São Silvestre, coorganizada pela Câmara de Coimbra, pela Associação Distrital de Atletismo de Coimbra e pela Associação Recreativa Casaense, é a segunda mais antiga do país, inclui uma prova de cerca de 10 km e uma caminhada de 5km, num percurso por algumas das ruas mais emblemáticas de Coimbra.

O contributo dos agentes culturais do concelho para esta programação é muito importante e resulta numa forte aposta do Município em promover a atividade das coletividades. É, pois, nas Associações que a CM Coimbra confia uma importante quota-parte das iniciativas que levará a cabo ao longo dos 38 dias de programação que celebra a época natalícia.

As festividades terminam com a realização do habitual Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Clássica do Centro, no dia 5 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Município.

Antes disso, ainda falta a festa de Fim de Ano 2019. Coimbra despede-se de 2019 ao som d’Os Azeitonas e vai entrar em grande no novo ano ao som de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar. A CM Coimbra preparou, pelo sétimo ano consecutivo, uma grande festa onde espera atrair milhares de pessoas para dar as boas-vindas ao novo ano na Baixa da cidade. São quatro palcos, com animação musical para todos os gostos e a promessa de um espetáculo inesquecível, de 12 minutos, de fogo-de-artifício sobre o Rio Mondego. A entrada no evento é livre. 

À meia noite, o Rio Mondego será o palco de um grande espetáculo de fogo de artifício inesquecível, que brindará a chegada de 2020 com muita luz e cor.       

Já na Praça do Comércio, à semelhança de anos anteriores, não faltam também excelentes motivos para brindar ao novo ano. Aqui, o palco é dedicado aos DJs, numa discoteca a céu aberto, onde pelas 00h15 – logo a seguir ao fogo de artificio – começa a atuação dos De Vacaciones e os Cromos da Noite, um conjunto de DJs entertainers, que protagonizam dois espetáculos surpreendentes, com grande animação e com forte componente multimédia e vídeo.

O programa musical contempla ainda outras duas importantes paragens: a Praça 8 de Maio – com a Revival Music –, onde se irão reviver os grandes e melhores êxitos dos anos 70, 80 e 90 do Século XX; e o Terreiro da Erva, o quarto palco do circuito da festa, cujo alinhamento musical contempla sobretudo temas populares. Aqui a música será d’Os Red, banda de Coimbra que irá animar aquele espaço, desde às 21h00 e até às 00h00, com covers de clássicos do rock.

A sétima edição do programa de animação na noite do fim-de-ano em Coimbra é uma iniciativa que surge do investimento em eventos de referência que possam fortalecer a projeção, o posicionamento e a notoriedade de Coimbra. Pretende-se, ainda, com este projeto reforçar uma política consistente de animação e promoção urbanas, com oferta de iniciativas que enriqueçam o calendário de eventos da cidade, contribuindo, desta forma, para a constituição de uma imagem mais forte e atrativa, impulsionando a projeção cultural e o aumento da competitividade turística de Coimbra e estimulando a economia local.

PROGRAMA:

PORTAGEM

22h00 – Os Azeitonas

00h00 – Fogo de Artifício

00h15 – Pedro Abrunhosa & Comité Caviar

PRAÇA DO COMÉRCIO

00h15 – Djs De Vacaciones

02h00 – Djs Cromos da Noite

PRAÇA 8 DE MAIO

00h15 – Revival Music

TERREIRO DA ERVA

21h00 – Os Red

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com