Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

“Desconfinamento dos centros comerciais” já chegou a Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 20-04-2021

O dia 19 de Abril marcou a reabertura total dos centros comerciais por todo o país e Coimbra não foi exceção com três dos seus principais centros comerciais a abrirem todas as lojas. O Notícias de Coimbra acompanhou esta terceira fase de desconfinamento no Forum Coimbra, Coimbra Shopping e Alma Shopping.

PUBLICIDADE

O diretor do Alma Shopping, Roberto Senra, reforçou ao Notícias de Coimbra que a superfície nunca encerrou completamente, mas que no período anterior a esta reabertura total tinha cerca de 73% das lojas encerradas “reforçámos essencialmente as equipas de limpeza e as equipas de segurança, principalmente nomeadamente na hora de almoço. Relativamente à segurança, o reforço é essencialmente para garantirmos que toda a gente cumpre as regras que estão definidas, os dois metros de distanciamento, evitar grupos com mais de quatro pessoas, entrar no centro comercial com máscara”.

A par com outras grandes superfícies comerciais a nível nacional, o diretor do Alma Shopping, explicou que contam com o apoio de dispositivos que permitem a monitorização em tempo real do número de pessoas no interior do edifício e assim garantir que não é ultrapassado o limite de cinco pessoas por cada 100 metros quadrados conforme estipulado nas normas da Direção-Geral da Saúde.

PUBLICIDADE

publicidade

Roberto Senra, reforçou a importância do lado cultural representada pela reabertura dos cinemas, ainda que com um horário condicionado “É um momento também importante, as pessoas necessitam de cultura, os cinemas vão programar as suas sessãos de modo a que as mesmas terminem às 22h30. Aos fins de semana encerram às 13h, tendo sessões apenas de manhã”.

João Vaz, diretor do Forum Coimbra, explica ao Notícias de Coimbra que houve um reforço nas medidas de vigilância, de limpeza e na sinalética no centro comercial. “Há uma desinfeção recorrente de todas as superfícies de toque, seja os corrimãos das escadas rolantes, puxadores de portas, entre outras. E ainda o reforço de sinalética que pretende auxiliar as pessoas na circulação no centro comercial para que mantenham o distanciamento físico entre elas”, refere. 

PUBLICIDADE

Sobre uma possível alteração dos hábitos de consumo do cliente, João Vaz entende que “ainda é muito cedo para perceber que mudanças de hábitos de consumo que se vão observar, mas as pessoas estão a regressar com confiança”.

O Forum Coimbra tem instalado um sistema digital que contabiliza a lotação do centro comercial em tempo-real, de forma a garantir que cumpre as normas de segurança impostas. Pelas 13h de segunda-feira, dia da reabertura da totalidade do centro comercial, o Forum Coimbra registava cerca de duas mil pessoas, “muito longe do limite legal, mas ainda assim um número francamente positivo” entende o diretor João Vaz.

Noutro centro comercial da cidade de Coimbra, o Coimbra Shopping, a diretora Ana Rita Batanete explica ao NDC que “o centro e os seus lojistas encontram-se preparados para esta reabertura na totalidade, cumprindo com todas as regras de segurança e todos os processos de limpeza”.

De modo a garantir a segurança de trabalhadores e clientes, o Coimbra Shopping implementou medidas de segurança adicionais de uma forma contínua, tais como medidas de higienização nos corrimãos das escadas rolantes, reforço de equipas específicas de limpeza em superfícies táteis, e em equipamentos de utilização comum. Ainda com colocação de dispersores de álcool-gel e sinalética no pavimento, refere Ana Rita Batanete.

Também o Coimbra Shopping tem uma monitorização da lotação avaliada ao segundo, de forma a controlar o cumprimento das regras de segurança no centro comercial.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com