Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Descobriram um pequeno tesouro nas ruínas de Conímbriga!

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-10-2018

 Condeixa-a-Nova, Coimbra, 03 out (Lusa) – As escavações arqueológicas realizadas entre julho e setembro nas ruínas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, permitiram datar e estudar uma casa construída em cima das ruínas do anfiteatro e encontrar um pequeno tesouro, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

Em declarações à agência Lusa, o diretor do Museu Monográfico de Conimbriga – Museu Nacional, José Ruivo, disse que se tratou de uma campanha de escavações importantes, em redor do anfiteatro e da área circundante.

PUBLICIDADE

publicidade

“Estivemos a escavar uma casa que, no início dos anos 90, julgávamos que era uma entrada do anfiteatro romano, mas que agora concluímos ser uma casa construída sobre as suas ruínas, depois de demolido, para construir a muralha do Baixo-Império”, explicou.

Segundo o diretor do Museu, a casa terá sido construída entre os anos 250 a 300 Depois de Cristo (D.C.) e já existia quando foi construída a muralha do Baixo-Império, que “fez uma pequeno desvio para acomodar o edifício”.

PUBLICIDADE

Mais tarde, entre os séculos V ou VI, a casa abandonada é reutilizada para instalar “uma forja, pequena fundição, para produzir objetos em bronze”.

Nas escavações, adiantou, foi possível descobrir no interior da parede da casa um “pequeno tesouro com cerca de uma dezena de moedas, uma delas em ouro, do imperador Teodósio, que é a 17.ª moeda daquele metal” do Museu Monográfico de Conímbriga.

“Destas 17, 12 correspondem a dois tesouros encontrados em 1930. De lá para cá, apenas foram encontradas quatro moedas em ouro, o que revela a sua importância”, salientou José Ruivo.

No final da próxima semana será inaugurada uma exposição com quatro vitrines, uma delas com materiais encontrados nesta campanha de verão, que envolveu, no total, mais de uma dezena de estudantes da área da arqueologia.

AMV // MAG

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com