Primeira Página

Desaparece no dia de Natal na Lousã: Família desesperada após dias de busca

Notícias de Coimbra com Lusa | 20 minutos atrás em 28-12-2025

As buscas por José Rosa, de 72 anos, que está desaparecido no concelho da Lousã desde 25 de dezembro, foram retomadas na manhã deste domingo, 28 de dezembro.

PUBLICIDADE

publicidade

O homem, que tem o hábito de explorar os trilhos da vila e da Serra da Lousã, saiu para uma caminhada após almoçar com o irmão e não regressou a casa. A última vez que foi visto foi por volta das 16:10 daquele dia, nas proximidades do castelo.

PUBLICIDADE

Desde o momento em que o irmão alertou as autoridades sobre o desaparecimento, as buscas têm sido intensificadas. Nos dias 26 e 27 de dezembro, a GNR, os Bombeiros Municipais da Lousã, equipas cinotécnicas, populares e até drones participaram nas operações. No entanto, após dois dias de buscas sem resultados positivos, ainda não há vestígios de José.

A novidade no sábado, 27 de dezembro, foi a ida de elementos da GNR ao Posto de Comando da Metro Mondego, em Sobral de Ceira, Coimbra, devido a informações populares que sugeriam que José teria mencionado querer ver a iluminação de Natal em Lisboa. A hipótese era de que ele poderia ter utilizado o autocarro da Metro Mondego até Coimbra, seguido por outro transporte para a capital. No entanto, a visualização das imagens não confirmou essa possibilidade.

O desaparecimento de José Rosa está a gerar grande estranheza, uma vez que ele era um profundo conhecedor da serra e dos trilhos locais. As buscas continuam este domingo, 28 de dezembro.

A família, especialmente o irmão, encontra-se desesperada e aguarda com ansiedade notícias sobre o paradeiro de José, que toma medicação diária e não tem dado sinais de vida.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE