Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Saúde

“Desafio” da próxima década no Centro é a qualificação dos Cuidados Continuados Integrados

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 anos atrás em 06-05-2022

O coordenador regional da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse hoje que o grande desafio da próxima época passa pela qualificação da resposta.

PUBLICIDADE

“Feito o percurso da massificação da rede, e a região Centro tem uma excelente cobertura em todas as tipologias, o desafio que lançamos a todos para a próxima década é o da qualificação da rede”, disse o enfermeiro Manuel Oliveira.

O responsável, que intervinha na cerimónia de renovação de 55 Contratos Programa/Acordos 2022-2024 da RNCCI da Região Centro, correspondente a 1.490 camas de média e longa duração e de convalescença, considera que “existe um grande trabalho pela frente”.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo Manuel Oliveira, a qualificação das respostas é “um trabalho para realizar com todos”, e, nesse sentido, apelou à participação dos hospitais e dos agrupamentos de centros de saúde.

“Contamos com a colaboração de todas as entidades e hoje há também um desafio imenso que é a integração em todos os contextos de cuidados e a criação de uma rede colaborativa, porque hoje as respostas na saúde são intersetoriais”, salientou.

PUBLICIDADE

O objetivo, acrescentou, passa por “progressivamente garantirmos uma maior qualidade e segurança dos cuidados que temos a responsabilidade de prestar, muito focado naquilo que são as necessidades dos cidadãos, das famílias e das comunidades que temos de servir”.

“A qualificação tem de ser a chave da rede, porque temos muitas áreas de melhoria, mas com as entidades e os parceiros envolvidos – saúde, segurança social e demais atores – seguramente vamos atingir e cumprir este desafio”, sublinhou.

Em declarações aos jornalistas, o coordenador regional da RNCCI disse que a área de abrangência da ARSC e da Segurança Social tem a “melhor cobertura a nível nacional” e está muito próximo de “responder integralmente às necessidades das nossas populações”.

Manuel Oliveira adiantou ainda que a equipa regional da RNCCI aguarda a abertura dos avisos de concurso do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para candidatar um conjunto de vagas, que vão alargar a rede em várias tipologias.

Dos 55 Contratos Programa/Acordos 2022-2024 da RNCCI da Região Centro assinados hoje, 16 respeitam ao distrito de Coimbra, 11 ao distrito de Aveiro, nove aos distritos de Guarda e de Aveiro, sete ao distrito de Leiria e três ao de Viseu.

A sessão contou com a presença da presidente do conselho diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) Centro, Rosa Reis Marques, e da diretora do Centro Distrital de Coimbra do Instituto da Segurança Social, Manuela Veloso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com