Coimbra

Derrocada em Coimbra destrói 6 carros e deixa 9 desalojados. Animais também foram retirados

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 32 minutos atrás em 11-02-2026

Um deslizamento de terras atingiu um prédio, obrigou à evacuação total do edifício e provocou danos materiais significativos, em Coimbra.

O alerta foi dado às 12:10, através do Comando Sub-Regional de Coimbra, e mobilizou vários meios de socorro para o local.

Em declarações, Rui Pereira, dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, explicou que, à chegada, a situação ainda inspirava cuidados. “Quando chegámos ao teatro de operações, ainda constatámos algum deslizamento em massa, portanto, estava em movimento. Esse fluxo de detritos colidiu com a fachada lateral do prédio em questão”, afirmou.

PUBLICIDADE

Após uma avaliação inicial, as autoridades avançaram com a evacuação dos moradores. “Foram evacuadas 9 pessoas”, revelou o responsável, detalhando que todos saíram ilesos. Entre os residentes encontravam-se pessoas com idades entre os 4 e os 69 anos. Além disso, foram também retirados dois cães, um gato e uma tartaruga.

Apesar de terem ficado desalojados, os moradores já têm solução temporária. “Têm onde ficar, ficam com familiares”, disse Rui Pereira, acrescentando que os animais permanecerão igualmente com os respetivos proprietários.

Quanto aos prejuízos, os danos estruturais ainda terão de ser avaliados após a remoção das terras. Para já, há registo de seis viaturas afetadas, bem como possíveis impactos em infraestruturas de gás, eletricidade e comunicações. “É algo que depois temos que reavaliar consequentemente”, sublinhou.

No terreno estiveram 16 operacionais e seis viaturas, envolvendo os Bombeiros Sapadores de Coimbra, a PSP, voluntários e o Serviço Municipal de Proteção Civil.

O acesso à zona permanece condicionado e, segundo as autoridades, uma nova reavaliação deverá ser realizada assim que as condições meteorológicas o permitam.