Coimbra

Derrame de material tóxico numa garagem em Coimbra

António Alves | 53 minutos atrás em 26-12-2025

Fuga aconteceu durante a limpeza daquele espaço.

PUBLICIDADE

publicidade

Familiares de um geólogo, que morou até há pouco tempo no número 170 da Avenida Dias da Silva em Coimbra, partiram “sem querer” uma garrafa de 100 ml de mercúrio que se encontrava no interior de uma garagem daquele edifício.

PUBLICIDADE

publicidade

A situação ocorreu por volta das 17:00 de sexta-feira 26 de dezembro quando estes familiares procediam à limpeza daquele espaço. “Por sorte, conseguiram identificar que era mercúrio e alertaram-nos para proceder à sua recolha”, explicou ao Notícias de Coimbra o subchefe dos Sapadores de Coimbra Cláudio Gonçalves.

Nenhum dos familiares tinha conhecimento da existência deste metal perigoso naquele local, tendo por sorte quebrado apenas uma das várias garrafas que estavam armazenados nesta garrafa.

O subchefe dos Sapadores de Coimbra explicou que se trata de um produto “corrosivo e tóxico” e que em contacto com a pele pode “provocar algumas queimaduras”, bem como deve ser evitado que ele entre em contacto com a atmosfera.

A situação ficou concentrada na garagem, mas “como são partículas muito pequenas, muito minúsculas, vai dar um bocado de trabalho a fazer essa recolha”, explicou.

No local estão elementos dos Bombeiros Sapadores de Coimbra e da PSP de Coimbra, que tomou conta da ocorrência.

Veja o Direto NDC com subchefe Cláudio Gonçalves, dos Sapadores de Coimbra

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE