Deputados querem Agência Europeia do Medicamento em Coimbra

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 13-06-2017

Fátima Ramos e um conjunto de deputados do PSD afirmam em pergunta ao governo que  “a Cidade e Região de Coimbra, seria uma ótima localização para a Agência do Medicamento”, desta forma questionam o governo se “foi estudada como alternativa de localização para a Agência Europeia do Medicamento, a Cidade de Coimbra?”.

PUBLICIDADE

fátima ramos

Para os deputados do PSD, “a Cidade e Região de Coimbra, seria uma ótima localização para esta Agência”.

PUBLICIDADE

Fátima Ramos, primeira subscritora da pergunta feita em conjunto com Mauricio Marques, Margarida Mano, Ana Oliveira e um conjunto de deputados do PSD de vários distritos, quer saber, caso a resposta à primeira pergunta seja negativa, “porque razão não foi estudada a hipótese de localização em Coimbra” e “que estudos foram realizados que levam a concluir pela escolha da Cidade de Lisboa em detrimento de Coimbra”.

Para Fátima Ramos e os restantes deputados do PSD é fundamental saber se os estudos realizados “levaram em consideração o impacto no desenvolvimento da região ao nível dos vários indicadores de desenvolvimento” e se “existiu correspondência trocada entre o Governo e a Câmara de Coimbra, sobre este assunto, bem como com a Reitoria da Universidade de Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

O conjunto de deputados do PSD recorda na pergunta enviada ao governo que “Coimbra possui um dos mais importantes e prestigiados Centros Hospitalares do país, o qual tem merecido importantes referencias nacionais e internacionais e que a cidade possui uma Universidade de prestigio internacional, com Faculdades de Farmácia, Biologia, Medicina; Química e Engenharia que podem e devem participar no desenvolvimento de inovação na área do medicamento” .

Recordamos que Jaime Ramos, irmão de Fátima Ramos e candidato à liderança da Câmara Municipal de Coimbra pelo PSD/CDS/PPM/MPT anunciou a intenção de lutar para que a Agência Europeia do Medicamento se instale em Coimbra.

É fundamental que as forças vivas da saúde lideradas pela Universidade, Faculdades de Farmácia e de Medicina, CHUC e Câmara Municipal lutem pela instalação da Agência Europeia do Medicamento em Coimbra defendeu Jaime Ramos.

A Câmara Municipal do Porto e a Secção Regional da Ordem dos Médicos já anunciaram que querem que a agência tenha sede no Porto.

O Primeiro Ministro já comunicou ao Presidente da Câmara do Porto que é “o primeiro a lamentar não ter sido possível candidatar o Porto porque muito gostaria de também, por esta via, contribuir para reforçar a crescente internacionalização da cidade”, mas adianta que o Governo quer a agência em Lisboa.

Entretanto, na sequência destas declarações de António Costa,  os eurodeputados do PSD Paulo Rangel e José Manuel Fernandes criticaram a proposta do Governo de ser instalada em Lisboa a Agência Europeia do Medicamento (EMA) e lançaram uma petição pública sugerindo Porto ou Braga.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE