Cidade

Deputados do PS questionam Governo sobre ETAR em Cantanhede

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 15-01-2021

Os deputados do PS eleitos por Coimbra questionaram o Ministro do Ambiente e Ação Climática sobre o início das obras da nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) das Cochadas, Cantanhede, foi hoje anunciado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

PUBLICIDADE

Pedro Coimbra, Cristina de Jesus, Tiago Martins, João Gouveia e Raquel Ferreira, que já por diversas vezes se deslocaram ao local das descargas, “deram nota deste problema ao Governo, tal como fizeram junto da Águas do Centro Litoral, pedindo a resolução para a problemática das descargas indevidas e solicitando uma resposta quanto à data para o início das obras”, refere uma nota do PS.

“Sendo conhecido que a solução encontrada pelo Ministro do Ambiente e Ação Climática para este problema muito grave que atinge as populações de Cantanhede e Mira foi a construção da nova ETAR, é esperado que esta venha criar as condições para que as habituais descargas do efluente bruto sejam eliminadas e que todo o efluente gerado nesta bacia seja encaminhado para esta nova ETAR das Cochadas”, explicita o documento.

Os deputados dizem ainda que “não deixam de reconhecer que o papel da Águas do Centro Litoral tem permitido mitigar os efeitos negativos das descargas, minimizando os impactos decorrentes das descargas indevidas e da afluência de caudais superiores à capacidade do sistema”.

A nota de imprensa diz que os deputados “não deixam igualmente de realçar que o papel das redes em baixa, da responsabilidade dos Municípios de Cantanhede e Mira, tem de ser efetivo para o sucesso de todo este processo”.

“É essencial que estes municípios prossigam a remodelação e a renovação das redes em baixa, contribuindo desta forma para reduzir o nível de afluências indevidas”, referem, citados no documento.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE