Coimbra

Deputados discutem petição e projetos de resolução sobre Unidade de Cuidados Continuados no Lorvão

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 01-07-2019

A Assembleia da República (AR) discute na terça-feira uma petição e três projetos de resolução sobre a instalação de uma unidade de cuidados continuados no antigo Hospital Psiquiátrico do Lorvão, em Penacova, distrito de Coimbra.

PUBLICIDADE

O Movimento + Saúde para o Hospital de Lorvão entregou na Assembleia da República (AR), em julho de 2018, uma petição em defesa de uma unidade de cuidados continuados, subscrita por mais de sete mil pessoas, que será debatida na terça-feira em plenário.

PUBLICIDADE

O movimento cívico defende a reconversão da antiga valência psiquiátrica em unidade de cuidados continuados e espera que o parlamento aprove uma recomendação ao Governo.

“Estamos convencidos de que vai passar por unanimidade e vai dar uma grande força a esta nossa pretensão, contra a ideia absurda de instalar no Lorvão um hotel de charme. Os argumentos da nossa petição e de um projeto de resolução são muito coincidentes”, argumentou Eduardo Ferreira”, porta-voz do movimento.

PUBLICIDADE

publicidade

A sessão plenária da AR da tarde de terça-feira inclui também a discussão de três projetos de resolução apresentados pelo Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE) e Partido ecologista Os Verdes (PEV).

O PCP salienta que “o envelhecimento de uma parte significativa da população deve levar a que estas áreas [cuidados continuados] sejam consideradas importantes ou prioritárias, condicionando também a necessidade da maior integração de cuidados primários com os hospitalares”.

“As instalações do Hospital de Lorvão, afetas ao CHUC [Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra], encontram-se devolutas e em degradação. Importa recuperá-las e colocá-las ao serviço da saúde e da comunidade e integrada na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”, lê-se no texto.

O PCP defende que se inicie os procedimentos, ainda em 2019, para a “criação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados e de Reabilitação nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão e a sua integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”.

No seu projeto de resolução, o BE salienta que, “embora o CHUC seja uma das maiores unidades do país, não está dotado da valência de Cuidados Continuados e regularmente encontra dificuldades em libertar camas para situações que requerem mais atenção”.

Os bloquistas recomendam que se “proceda à reconversão e integração do Hospital Psiquiátrico de Lorvão na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, aumentando assim o número de camas públicas existentes nas várias tipologias da rede”.

O último projeto de resolução a ser discutido é do Partido Ecologista OS Verdes (PEV), que também recomenda ao Governo que “inicie, a curto prazo, os procedimentos para a implementação de uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados e de Reabilitação nas instalações do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão e a respetiva integração na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados”.

O partido ambientalista diz que é preciso ter em consideração “a crescente necessidade de camas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, a inexistência de camas públicas, a inevitabilidade de investimento e a rentabilização do antigo Hospital Psiquiátrico de Lorvão, que se encontra devoluto e em degradação”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE