Coimbra
Deputado pelo Cidadãos por Coimbra defende “campus da vida” no antigo Pediátrico (com vídeo)

O deputado pelo Movimento Cidadãos por Coimbra, João Malva, defendeu, esta quinta-feira, 23 de fevereiro , na Assembleia Municipal, a “criação de um campus da vida no espaço devoluto do antigo Hospital Pediátrico”.
O coordenador do consórcio Ageing@Coimbra desafiou o executivo camarário para reconhecer “que é má ideia a proposta de ali criar a Casa das Comunidades, e possa devolver o espaço, que um dia tratou as crianças, ao amparo daqueles que ali foram crianças”.
PUBLICIDADE
Destacando que o campus da vida é um “projeto muito diferenciador que coloca Coimbra na linha da frente da resposta europeia aos desafios do envelhecimento”. “Um facilitador da aproximação entre diferentes gerações de cidadãos com a cidade, com a universidade, com os hospitais, com as artes e com as empresas. Uma verdadeira loja do cidadão sénior, um espaço de co-criação e de fervilhante criatividade e dignidade”, referiu o deputado do Movimento Cidadãos por Coimbra.
João Malva lembrou ainda que a criação de uma casa deste projeto no antigo Hospital Pediátrico poderá ser articulado com o Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento que está a ser construído no polo três da Universidade de Coimbra.
Na sua intervenção, o deputado municipal sublinhou “o envelhecimento acelerado da população portuguesa”, frisando que “em duas décadas, Portugal será o país da união europeia com o maior índice de grande dependência de idosos, que reflete o desequilíbrio entre o número de pessoas muito dependentes de 80 anos ou mais sobre o número de jovens adultos em idade produtiva”.
Notando que “Coimbra afirmou-se nos últimos 10 anos como um conhecido centro de referência europeu para a vida saudável e o envelhecimento ativo e o consórcio Ageing@Coimbra alimentou o contexto colaborativo inovador que envolve a cidade e a região na criação de boas práticas inovadoras para enfrentar os desafios do envelhecimento”.
Veja o vídeo do Direto NDC:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE