Coimbra

Deputada Joacine questiona Governo sobre “violência policial” em lar de menores em Coimbra

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-04-2020

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira pediu hoje explicações ao Governo sobre o uso de força policial sobre um jovem menor numa instituição social, em Coimbra, que motivou a abertura de um inquérito pela PSP e queixa-crime.

PUBLICIDADE

Num documento que deu entrada no parlamento, dirigido ao ministério da Administração Interna, a deputada pergunta qual a “formação específica” é dada às forças de segurança para lidar com crianças e jovens em risco institucionalizados e se essa formação “faz parte dos currículos da Escola Prática de Polícia, sendo atualizada em formações específicas no decurso da carreira policial”.

PUBLICIDADE

publicidade

Numa outra pergunta, dirigida ao ministério do Trabalho e Solidariedade Social, Joacine Katar-Moreira questiona quais as situações em que está previsto acionar as forças de segurança para intervir em lares onde estão institucionalizadas crianças e jovens à guarda do Estado.

A PSP de Coimbra instaurou no domingo um processo disciplinar para apurar uma alegada agressão de um polícia sobre um jovem de uma instituição social que acolhe menores no concelho. A presença da PSP no Lar São Martinho do Padre Serra, Coimbra, foi solicitada por uma funcionária por alguns dos jovens estarem alegadamente a perturbar o funcionamento da instituição, de acordo com um comunicado daquela polícia.

PUBLICIDADE

No domingo, a televisão SIC revelou imagens nas quais se vê um jovem a ser agredido por um agente da PSP, situação que levou o Comando Distrital a instaurar um processo disciplinar para apurar os factos.

“Como se sentirão estas crianças e jovens institucionalizados, à guarda do Estado, se – por estarem em situação de risco, sem uma estrutura parental ou serem mesmo vítimas de abandono, exclusão social, económica ou escolar e que, por isso mesmo, têm problemas comportamentais – a sociedade, nomeadamente as forças de segurança, que os deveria acolher, proteger, educar e integrar, os agride ainda mais?”, lamentou Joacine Katar-Moreira.

A deputada sublinha que a PSP já tinha sido chamada ao local antes, em 6 de abril, “episódio que terá precedido a decisão de obter imagens na madrugada de 26, uma vez que, de acordo com os relatos dos jovens, estes se teriam, então, `sentido maltratados pela polícia'”, ocorrência reportada por um técnico da instituição à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Joacine pede ainda informações sobre os “programas de proximidade policial” a decorrer junto de menores institucionalizados e “de que forma é que as circunstâncias da covid-19 está neles inserida” e ainda se as forças de segurança receberam “formação apropriada para a abordagem da população” no contexto da pandemia, “dada a excecionalidade desta situação e o seu impacto inédito a vários níveis, tanto nas pessoas como nas entidades”.

Por fim, a deputada quer saber que meios estão ao dispor da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens no acompanhamento deste tipo de casos.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE