Desporto

Depois de uma derrota é preciso ter a cabeça fria

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 19-06-2021

Declarações à ‘flash interview’ da SportTV após o jogo Portugal-Alemanha (2-4), da segunda jornada do Grupo F do Euro2020 de futebol, disputado hoje em Munique:

PUBLICIDADE

– Fernando Santos (selecionador de Portugal): “Nos primeiros 20 minutos estivemos mais ou menos, mas já aí faltava alguma coisa em relação àquilo que depois se foi alimentando, que é a capacidade de lutar pela posse de bola.

A partir do golo, e principalmente após a quebra para hidratação, a equipa baixou linhas e deixou o adversário circular. Pior que isso, ficou um bocadinho a ver. O lateral esquerdo [Robin Gosens], num lance que conhecíamos bem, teve três vezes influência nos golos.

PUBLICIDADE

De qualquer maneira, depois de uma derrota é preciso ter a cabeça fria, pensar e falar com os jogadores, porque temos um jogo muito importante com a França. É preciso manter a serenidade e perceber que Portugal é uma excelente equipa, tem grandes jogadores, mas não se pode pensar que os outros são todos piores que nós.

Isso não é realmente verdade. Há que baixar os pés na mesma e ser capazes de ganhar também em muitas outras coisas, que não apenas na capacidade técnica. Se perdermos sempre a bola, nem a capacidade técnica nos vale.

PUBLICIDADE

publicidade

Ao intervalo, disse aos jogadores que jogar com a Alemanha e ter duas faltas é impossível no futebol. Isso demonstra alguma coisa, na minha opinião. O que tentei com a entrada de outros jogadores, como Renato [Sanches], João Moutinho e outros, foi emprestarem ao jogo outra agressividade e capacidade de disputar os lances.

Se não tivermos essa capacidade, dificilmente podemos pensar em sonhar alto. Isso foi sempre a grande matriz desta equipa. Desde que sou selecionador nacional, nunca Portugal tinha sofrido quatro golos.

O que levo de melhor? Depois do 4-2, lutámos pela posse, no meio-campo e na frente, ganhámos e perdemos bolas, corremos alguns riscos. É verdade que a Alemanha também baixou um pouco o ritmo do jogo nessa fase. Por isso é que digo que agora é preciso ter lucidez, olhar para o jogo com alguma calma e tomar algumas decisões.

As contas nunca estiveram fáceis. Este grupo é tremendo. A França empatou com a Hungria [1-1]. Não me surpreendeu nada, mas a vocês talvez, porque a França tinha ganho à Alemanha [1-0]. A Alemanha não jogava nada e a França era uma grande equipa. Agora, a França perdeu pontos com a Hungria e nós perdemos com a Alemanha. Vamos ter de jogar com a França e assegurar o apuramento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE