Universidade

Entraste na Universidade de Coimbra e vens fazer a tua matrícula? Vê como é (com vídeos)

Bruna Correia | 2 anos atrás em 12-09-2022

A primeira manhã de matrículas na Universidade de Coimbra juntou vários alunos que, na meia noite de dia 11 de setembro, ficaram a conhecer o seu futuro. Informática, Psicologia, Medicina e Direito foram alguns dos cursos representados e a emoção por fazerem agora parte da instituição foi notória. Inscrições decorrem até sexta-feira, dia 16. 

PUBLICIDADE

À chegada para a matrícula, os novos alunos são encaminhados pelo staff, que acompanham passo a passo o processo, até que os caloiros se tornem oficialmente estudantes da instituição. Com a matrícula concluída, é hora de pensar na deslocação pela cidade e, já no exterior, os SMTUC – Transportes Urbanos de Coimbra dão a possibilidade de criar o passe na hora.

A 1ª fase de acesso ao ensino superior colocou 3.283 caloiros na Universidade de Coimbra. A Faculdade de Psicologia teve 232 vagas preenchidas, Desporto teve 120, Direito com 375 colocações, Economia com 336 colocados, a Faculdade de Farmácia teve 268 colocações, Letras com 524 vagas ocupadas e Medicina com 313. A Faculdade de Ciências e Tecnologia foi a única que não preencheu completamente as vagas, deixando 105 para a 2ª fase.

PUBLICIDADE

publicidade

Érica Petinga veio do Ribatejo até Coimbra, com a família, para se matricular no curso de Psicologia. “Foi a minha primeira opção e estou ansiosa por começar”, disse. De Ovar esteve Leonor Malaguerra que entrou em Medicina e, revela, “foi uma surpresa”. A jogar em casa e também a marcar presença neste primeiro dia de matrículas esteve Alexandre Jacob, de Coimbra, que entrou no curso de Informática.

Sofia Duarte, do 3º ano de Psicologia, faz parte do staff, composto por cerca de 80 voluntários, e partilha que as curiosidades dos caloiros passam por saberem como se processa a matrícula e ainda como se deslocam para a Festa das Latas, que decorre de 5 a 9 de outubro.

PUBLICIDADE

Veja os vídeos dos diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE