Coimbra

Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra reclama por “intervenção de fundo”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 11-03-2019

O Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ), que celebra 30 anos de existência, espera que o aniversário possibilite uma intervenção estrutural no edifício, que está degradado e sem oferecer qualquer conforto aos estudantes, disse hoje o seu diretor.

PUBLICIDADE

Situado no Colégio das Artes, anteriormente ocupado pelo hospital da cidade, na Alta de Coimbra, o edifício que é a casa do DARQ já precisava de uma reabilitação profunda desde que o departamento ali se instalou, há 30 anos, nota o diretor daquela unidade da Universidade de Coimbra, José António Bandeirinha.

PUBLICIDADE

O edifício “precisava de ser olhado como um todo e não apenas com pequenos consertos como tem sido até aqui, criando pequenos espaços de conforto”.

“É preciso uma intervenção geral, até porque está num estado muito próximo de poder proporcionar a ruína, como aconteceu aquando da tempestade Leslie, que destruiu uma grande parte da cobertura do edifício”, disse à agência Lusa o diretor do DARQ, que, entre terça-feira e 28 de março, assinala 30 anos de existência com diversas iniciativas.

PUBLICIDADE

publicidade

Para José António Bandeirinha, desde o momento em que o DARQ foi ocupando o edifício – foi a terceira instituição de ensino superior pública com arquitetura em Portugal -, que estava patente a necessidade de uma intervenção geral.

No entanto, em 30 anos, ela nunca apareceu, constata.

Os pedidos do DARQ “não foram atendidos e hoje o edifício atinge um estado de degradação que não traz nenhum conforto aos estudantes, que é a principal razão de ser dos espaços da Universidade, e há alguma indignidade associada a um curso de arquitetura”, frisou, admitindo “algum embaraço” por um departamento de arquitetura ter as condições físicas que tem.

“Temos feito desde há muito tempo um apelo para que seja dada uma atenção à reabilitação deste edifício. A Universidade de Coimbra, como estrutura, deve olhar para este edifício e estou certo que o fará”, face até à comemoração dos 30 anos de existência do departamento, referiu.

A primeira iniciativa que assinala a efeméride decorre já na terça-feira, no DARQ, intitulada “O Ensino do Projeto. Encontro de Escolas de Arquitetura”, que conta com a participação de todos os cursos de arquitetura das universidades públicas portuguesas.

No dia seguinte, na sala dos estudantes, estará exposta uma mostra que resulta das propostas de alunos do DARQ para uma estrutura que dignifique o sino “Cabra”, da Torre da Universidade de Coimbra.

Na quinta-feira, é lançada a revista “NU#45 entre(tanto)” e, a 26 de março, realiza-se o encontro “30 anos em Coimbra”, em que vários especialistas vão debater a evolução do DARQ e qual o futuro da arquitetura na Universidade de Coimbra.

As comemorações terminam a 28 de março, com a sessão “Cinema sob as Estrelas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE