Equipamento está encerrado ao público desde 11 de fevereiro.
Sete meses depois de ter sido obrigado a parar, devido à avaria do variador de frequência do elevador inclinado, o Elevador do Mercado continua sem funcionar.
De acordo com a autarquia, este dispositivo essencial para o funcionamento do elevador leva “tempo considerável a ser adquirido e substituído”, não tendo sido referido se o variador de frequência já foi adquirido ou se os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra já o têm na sua posse.
PUBLICIDADE
Em resposta às questões efetuadas pelo Notícias de Coimbra, na sequência da reportagem efetuada na tarde do passado sábado, a autarquia referiu que esta paragem foi aproveitada para a “correção de deficiências identificadas na inspeção bienal obrigatória efetuada pelo Gabinete Técnico de Certificação e Inspeção, Lda. (GATECI)”.
“As deficiências detetadas na inspeção do GATECI não representavam risco direto para a segurança de pessoas e bens”, frisam.
Por outro lado, e aproveitando esta paragem, foi adjudicada a limpeza das fachadas em vidro, bem como irá ter lugar durante o mês de setembro a substituição da iluminação no patamar inferior (entrada junto da loja SMTUC), patamar intermédio e patamar superior (Rua Padre António Vieira).
O município refere que, “indesejavelmente, os processos de contratação de reparação das deficiências sofreram alguns atrasos, o que está a prolongar o tempo de paragem do elevador”.
“Em complemento, informa-se que os SMTUC mantêm contrato de manutenção com empresa especializada do setor, sendo por estes realizada manutenção preventiva mensal a ambos os elevadores (vertical e inclinado)”, frisam.
Sobre o previsível tempo de paragem do equipamento, não obtivemos resposta.
Veja o Vídeo NDC realizado no passado sábado
PUBLICIDADE