Região

Demónio à solta em Arganil! A situação é “muito preocupante” e há mais aldeias evacuadas

NOTÍCIAS DE COIMBRA | 36 minutos atrás em 14-08-2025

A situação no incêndio que começou na madrugada de quarta-feira, no Piódão, agravou-se nas últimas horas e já atingiu quatro concelhos: Arganil, Oliveira do Hospital, Seia e Pampilhosa da Serra.

PUBLICIDADE

publicidade

O posto de comando principal foi transferido para Oliveira do Hospital, mantendo-se um subcomando em Monte Frio, mas a proximidade das chamas está a preocupar as autoridades locais.

PUBLICIDADE

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara de Arganil, reconheceu que o cenário se tornou “muito preocupante”: “Os ventos estão mais intensos, o fogo está a lavrar em zonas de maior densidade de vegetação e temos aqui um nível acrescido de preocupação. Já ontem estávamos muito preocupados, mas este revés que aconteceu hoje suscitou muita preocupação”, refere.

Segundo o presidente da Câmara, já houve evacuações em Casal Fundeiro, Mourísia e Moura da Serra. “Foram retiradas pessoas com dificuldades de mobilidade, doenças crónicas e mais idade. Era fundamental acautelar estas situações.”

Neste momento, estas aldeias estão em maior risco, com o fogo a avançar também em direção a Casarias e Sorgaçosa.

“Continuamos com uma força muito grande do incêndio em sentido descendente, já em direção a zonas de floresta mais densa. A situação é extremamente preocupante”, concluiu o autarca.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE